Congresso, STF e Planalto têm acesso restrito nesta segunda após terrorismo

Congresso, STF e Planalto têm acesso restrito nesta segunda após terrorismo
Destruição deixada por bolsonaristas em uma das salas do Palácio do Planalto; ato de terrorismo foi praticado no domingo (8) em Brasília — Foto: Divulgação

 

Por Lucyenne Landim
 

Destruídos por bolsonaristas, os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) estão com acesso restrito nesta segunda-feira (9). Os locais foram invadidos e depredados em ato terrorista no domingo (8). Houve, ainda, a destruição de documentos e outros itens de importância federal.

 

No Congresso, a Câmara dos Deputados e o Senado informaram que não haverá expediente nesta segunda e que a entrada nos dois locais será permitida somente a pessoas previamente convocadas ou autorizadas. O STF e o Planalto, onde fica o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também estão com acessos bloqueados. 

Peritos estãos nos locais e fazem levantamentos de toda a destruição. Até o momento, já foi possível identificar vidraças quebradas, além de equipamentos como computadores. Armas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança presidencial, foram roubadas do Planalto. Também houve saques de presentes recebidos de chefes de Estado e de obras de arte.