Filas da Caixa movimentam ruas centrais de Guanhães e, mais uma vez, são alvo de questionamentos

Nas redes sociais, moradores e comerciantes reclamam da falta de fiscalização e indagam fechamento do comércio

Filas da Caixa movimentam ruas centrais de Guanhães e, mais uma vez, são alvo de questionamentos
Fotos: Reprodução Whatsapp/Facebook

Mais uma vez as enormes filas que se formaram para atendimento na Agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Guanhães, virou pauta de questionamentos, na manhã desta segunda (25), por parte de moradores e comerciantes da cidade.

A fila começa na porta da agência, na Avenida Milton Campos, percorre toda a extensão da Travessa dos Leões, nos dois sentidos, até a rua Odilon Behrens. Nas imagens postadas, todas pessoas aparecem fazendo uso de máscaras, mas nem todas parecem respeitar o distanciamento.

Nas redes sociais, o principal questionamento dos moradores é o fechamento do comércio, diante de tamanha aglomeração. Os internautas também reclamam da falta de fiscalização por parte dos órgãos competentes.

POSICIONAMENTO DA ACIG

Em contato com a reportagem da Folha, a ACIG se pronunciou, afirmando que entende que todo comércio é essencial, que também reconhece a necessidade de cada cidadão em buscar o auxílio que lhe é de direito, mas que percebe uma incoerência em fechar o comércio sob a justificativa de não haver aglomeração.

Confira o texto na íntegra:

“A ACIG entende que todo comércio é essencial, assim como o pagamento em dia de boletos e salários de cada colaborador para cumprir com seus compromissos.

Por esse motivo não há justificativa plausível para Decretar o fechamento do comércio “rotulado” como não-essencial, e permitir que aconteça todos os dias uma grande aglomeração nas filas da Caixa Econômica Federal.

A ACIG reconhece a necessidade de cada cidadão em buscar o auxílio que lhe é de direito, porém há uma incoerência em fechar o comércio não deixando os empresários trabalharem sob a justificativa da “não aglomeração”, enquanto se permite filas e mais filas com número exorbitante de pessoas na porta dos bancos.

Clamamos ao Comitê gestor ao combate do COVID 19 de nossa cidade que se sensibilize e libere o retorno do Comércio às suas atividades, que são sim, essenciais, mesmo que somente atendendo na porta e adotando todas as medidas de prevenção à propagação deste vírus.”

POSICIONAMENTO DO MUNICÍPIO

A reportagem da Folha também entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Guanhães na manhã de hoje (25), que se posicionou, informando que mantém fiscais para a organização da fila da Caixa Econômica, órgão Federal que paga os auxílios disponibilizados pelo Governo, além de outros programas Federais e Estaduais e atende a 19 Municípios da região.

Conforme divulgado pela assessoria, os fiscais da prefeitura atuam no auxílio à organização da fila e orientação quanto o distanciamento social e uso de máscaras. No entanto, é necessário que os usuários da Caixa colaborem, respeitando a orientação dos fiscais, utilizando máscaras, higienizando as mãos e evitando levar acompanhantes até a agência.

Por Folha