Defensoria Pública articula a criação de Rede de Proteção para crianças com deficiência no município de Guanhães 

Defensoria Pública articula a criação de Rede de Proteção para crianças com deficiência no município de Guanhães 
Encontro entre a DPMG e o poder municipal de Guanhães para articulação de política pública destinada a pessoas com deficiência. Imagem Comunicação DPMG

Por Assessoria de Comunicação em 16 de maio de 2024

Pessoa com deficiência – O defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Defensoria Pública de Minas Gerais (CEPIPED/DPMG), e a defensora pública Sarah Celeste Silva Nogueira, em atuação na unidade da DPMG em Guanhães, participaram de reunião, promovida pela Secretaria de Educação de Guanhães, para debater a criação de uma política pública destinada a pessoas com deficiência. 

O encontro aconteceu no dia 13 de maio, com o objetivo elaborar a criação de uma rede de proteção, visando melhorar o atendimento e cuidado direcionados a crianças e adolescentes com deficiências nas escolas. 

Além da defensora e do defensor público, participaram membros de outras secretarias municipais; da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); vereadores; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dentre outros. 

 

Após a reunião, Luis Renato também ministrou a palestra “A inclusão escolar do estudante com deficiência” para gestores escolares, professores, assistentes sociais, psicólogos e pessoas responsáveis de alunas e alunos com deficiência, abordando desde a legislação à prática, contando também com a participação da sociedade civil. Ao final, a Prefeitura prestou homenagem ao dia do Defensor Público.