Duster Iconic 1.3 TCe: SUV veterano se reinventa com visual atualizado e tecnologia embarcada

Combinação de desempenho, economia e espaço interno coloca o modelo em destaque no segmento

Duster Iconic 1.3 TCe: SUV veterano se reinventa com visual atualizado e tecnologia embarcada
Renault Duster Iconic 1.3 TCe é a versão top de linha do modelo

 

Por Raimundo Couto

 

Desde seu lançamento o SUV Duster, da francesa Renault, se destacou pela boa entrega de espaço e de preço competitivo, mas ficava devendo em desempenho, o que foi sanado, há dois anos, com a adoção do propulsor 1.3 TCe, turbo, de 170 cv de potência. 

 

 

Vale lembrar que este motor foi desenvolvido em conjunto com a alemã Mercedes-Benz e é usado em vários modelos da marca. E enquanto não chega a nova geração de carros inteiramente novos que a Renault prepara para o Brasil (o primeiro foi o Kardian), foi preciso dar uma atualizada para manter o Duster uma opção atrativa.

 

 

 

Novos faróis de LED e outros detalhes

São sutis as alterações visuais, os novos faróis e lanternas em LED garantem maior presença do modelo nas ruas perante seus rivais, outra novidade na linha 2024 é o detalhe laranja com o escrito Iconic.

 

 

 

Mesmo discreto esse detalhe chama atenção e faz perceber que a “velha” Duster está com algo diferente, também as novas rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado escuro garantem mais robusto e menos urbano que de suas pares. Outro predicado do SUV é seu conjunto de suspensão que enfrenta sem sofrimento as precárias condições de nosso asfalto.

 

Motor 1.3 turbo garante desempenho

O Duster tem um bom desempenho em termos de consumo, fazendo 10,8 km/L na cidade e 11,5 km/L na estrada, com gasolina, sobretudo com a ajuda do sistema start-stop, que transmite um funcionamento suave ao ligar/desligar o motor durante as breves paradas, como nos semáforos