80% dos comerciantes de BH acreditam que as vendas vão melhorar, diz pesquisa

Levantamento da Fecomércio MG indica, porém, que maioria está insatisfeita com o cenário atual da economia

80% dos comerciantes de BH acreditam que as vendas vão melhorar, diz pesquisa
Belo Horizonte , MG , 04.10.2023 - Cidades - Praca Sete no centro de BH . ( Foto : Flavio Tavares / O Tempo )

 

Por Cinthya Oliveira

 

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Belo Horizonte continua positivo, acima dos 100 pontos, mesmo que tenha registrado uma pequena queda em um mês. Em junho, o indicador foi de 101,3, enquanto em maio foi de 102,6, de acordo com levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

 

 

Vários fatores são mensurados para medir o Icec, e um deles indica que os comerciantes da capital mineira estão otimistas para o futuro. De acordo com a pesquisa, 80,1% dos entrevistados disseram acreditar que as vendas irão melhorar - um aumento de 0,4 p.p. da mesma resposta na comparação com o mês anterior. E 66% deles pretendem contratar, ainda de acordo com o levantamento. 

 

Já quando a pergunta é sobre expectativa para o setor de comércio, 72,7% disseram acreditar nessa evolução, valor menor do que o observado em maio (74,2%).

 

Embora se mostre otimista ao olhar para o futuro, a maioria dos comerciantes de BH está menos positiva quando olha para o presente. Isso porque 73,3% dos empresários do comércio da cidade avaliaram que a condição da economia brasileira atual piorou, sendo que o pessimismo é maior entre aqueles que vendem bens duráveis, como móveis e eletrodomésticos. Em maio, este índice era de 63,7%