MILITAR DO 65° BATALHÃO É PROMOVIDO  POR ATO DE BRAVURA 

MILITAR DO 65° BATALHÃO É PROMOVIDO  POR ATO DE BRAVURA 
Divulgação PMMG

O maior reconhecimento que um militar pode receber em função de uma ação exitosa é a denominada "Promoção por Ato de Bravura". É a forma suprema de aclamar o militar que, de maneira consciente e voluntária, com evidente risco à vida, tenha praticado ação cujo mérito transcenda em valor, audácia e coragem.

No dia 24/01/2021, domingo, o 3º Sargento PM Dilso Marinho Lucena, lotado no Grupamento Policial Militar de São José do Jacuri, pertencente ao 65º BPM, de folga, foi até a cachoeira Maretas, na zona rural do Município de São Pedro do Suaçuí. 

Em determinado momento, o policial avistou uma mulher afastando-se do grupo em que estava  indo nadar em local mais afastado da cachoeira, numa parte perigosa para nado, tendo em vista a existência de buracos nas pedras e de redemoinhos na área.

Nesse momento, o militar percebeu que a mulher que avistara, identificada, apenas, como Juscélia, entrou na água e, posteriormente, começou a gritar por SOCORRO.

Diante dos fatos, o Sargento deslocou de imediato, adentrou á água e 
ao aproximar-se,  conseguiu empurrá-la até próximo da margem, momento em que outras pessoas conseguiram retirá-la da água.

Tendo em vista o desgaste físico gerado pela natação, e já fraco, o policial não conseguia mais nadar com ânimo, submergindo e ingerindo bastante água, tendo conseguido retornar à superfície, já quase inconsciente. 

Nesse momento, uma pessoa jogou na direção do militar um pedaço de madeira, no qual o Sargento conseguiu segurar e ser puxado para a margem da cachoeira.

O Sargento Lucena foi carregado até o carro de um amigo e levado às pressas para o Hospital do Município de São João Evangelista, onde teve paradas cardiorrespiratórias, tendo sido necessária a reanimação mecânica do militar.

Felizmente, o Sargento recuperou-se e passa bem.

Exemplo no cumprimento do dever policial militar, de servir a sociedade, assegurando a dignidade humana, independentemente da ocasião e, se preciso, com o sacrifício supremo.

Parabéns ao agora 2° Sargento Dilso Marinho Lucena

Fonte: Polícia Militar