PSOL e Rede vão apoiar reeleição da petista Margarida Salomão, em Juiz de Fora

Aliança foi negociada nas últimas semanas e uma reunião, nesta quarta-feira, sacramentou a união das legendas

PSOL e Rede vão apoiar reeleição da petista Margarida Salomão, em Juiz de Fora
Margarida Salomão (PT), candidata à reeleição em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira

Por Hermano Chiodi

A federação PSOL-Rede bateu o martelo e oficializou o apoio à reeleição da prefeita Margarida Salomão (PT), de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. As conversas com a federação Brasil da Esperança, formada por PT, PC do B e PV, foram feitas nas últimas semanas e, nesta quarta-feira (26), uma reunião dos partidos com a candidata sacramentou a aliança.

 

 

Para a presidente do PSOL em Minas, Lorene Figueiredo, a união garante, no Executivo e no Legislativo, força e apoio para “a ampliação de políticas públicas que permitam tornar Juiz de Fora uma cidade cada vez mais para seu povo”, afirma. Já Rhee Charles, representante da Rede na cidade, lembrou da confiança dos partidos em Margarida, entendendo a nova candidatura não apenas como a de melhores projetos, mas especialmente “como a prefeita que mais entregou resultados na história da cidade”.

 

A prefeita Margarida Salomão agradeceu a confiança depositada pela federação formada por PSOL e Rede, afirmando ser esse gesto muito importante para consolidar avanços e ampliar a realização de direitos da população.

 

“Isso é, sem sombra de dúvida, uma garantia de que a cidade vai poder lutar para que se aprofunde aquilo tudo que já conquistamos. Quero ainda enfatizar que essa unidade reflete uma decisão nacional de ambas as federações, com toda força de uma unidade municipal, contudo é mais, porque reflete nossa aliança de amplitude nacional”, concluiu Margarida

 

 

O presidente da federação PT, PCdoB e PV, Fernando Eliotério, a aliança confirma uma frente que tem em vista o desenvolvimento da cidade e também a valorização do povo trabalhador. Fabiana Rabelo, por sua vez, saúda a aliança com PSOL e Rede, entendendo que começa a se formar na cidade uma nova frente ampla, de unidade em defesa dos avanços recentemente conquistados.

 

União das esquerdas

A aliança em Juiz de Fora repete o caminho escolhido em Belo Horizonte, onde os pré-candidatos Rogério Correia (PT) e Bella Gonçalves (PSOL), anunciaram que irão caminhar juntos na disputa municipal. O movimento tenta juntar todas as candidaturas de esquerda colocadas para a disputa de outubro, na capital mineira.

 

Em Juiz de Fora, Margarida Salomão já havia costurado o apoio do PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin. Ela negociou uma aliança com o deputado estadual Noraldino Júnior, presidente estadual do PSB em Minas, e deve dar preferência à legenda para indicação do vice-prefeito na chapa liderada pelos petistas.

 

 

Até o momento, segundo apurações de O TEMPO, o nome favorito seria o do empresário e ex-secretário de Agropecuária e Abastecimento de Juiz de Fora Marcelo Detoni (PSB) à condição de potencial candidato a vice-prefeito, mas ainda não há definição. (Com informações de Gabriel Ferreira Borges)