Número de turistas que visitaram o Brasil cresceu 15% em maio

Argentinos são os principais viajantes que têm o Brasil como destino, de acordo com o Ministério do Turismo

Número de turistas que visitaram o Brasil cresceu 15% em maio
Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é ponto turístico bastante procurado

 

O TEMPO Economia

O número de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em maio teve um salto de 14,8%, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Foram 335.652 viajantes de outros países que visitaram as cidades brasileiras. O número é o maior para o mês desde 2020 no país. Os dados foram apurados pela Embratur e pela Polícia Federal. 

 

 

No acumulado dos primeiros cinco meses primeiros meses de 2024, o Brasil já recebeu 3,2 milhões de turistas internacionais. Este número é 8,6% superior ao registrado entre janeiro e maio de 2023, quando o país foi destino para 3.005.505 visitantes. O aumento no fluxo de turistas internacionais é um incremento financeiro importante para a economia brasileira, especialmente em setores como hotelaria, gastronomia e transporte, que dependem diretamente do turismo, conforme a pasta.

 

Os argentinos são os que mais visitam o país. Desde o início do ano, 1,1 milhão turistas do país vizinho vieram ao Brasil. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, que enviaram 298 mil viajantes internacionais, seguidos do Chile, com mais de 294 mil turistas chegando em solo brasileiro.

 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o crescimento do turismo internacional no período. “Temos trabalhando para que o mundo inteiro saiba que o Brasil voltou, como costuma dizer o presidente Lula. Nos posicionamos nos temas mais importantes dos nossos tempos, como meio ambiente, sustentabilidade, respeito à diversidade e democracia, construindo esse Brasil. E as pessoas querem visitar o nosso país, que é diverso, continental e ocupa um papel fundamental nas soluções dos problemas econômicos e ambientais do mundo”, completou.

 

 

Segundo o governo federal, o resultado reflete uma série de ações para impulsionar o Brasil como destino para viajantes internacionais, como a melhoria na infraestrutura turística, a ampliação da conectividade aérea e a realização de campanhas promocionais em potentes mercados turísticos, principalmente no fortalecimento da participação brasileira em grandes eventos e feiras internacionais.

 

Outra recente iniciativa para atrair mais turistas estrangeiros é o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) que prevê parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos com foco na ampliação do número de voos internacionais para destinos brasileiros. Na primeira rodada do programa, houve um aumento na oferta de mais de 70 mil assentos em voos internacionais para o Brasil. A expectativa que o crescimento represente 21 mil visitantes a mais, gerando uma receita de aproximadamente US$ 25 milhões