Detento é encontrado morto com sinais de espancamento no Ceresp de Ipatinga

Crime será investigado pela Polícia Civil, enquanto Sejusp vai apurar conduta de outros presos

Detento é encontrado morto com sinais de espancamento no Ceresp de Ipatinga
Ceresp de Ipatinga — Foto: Reprodução / Google Street View

Por O Tempo 

Um detento de 45 anos foi encontrado morto em uma cela no Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp) de Ipatinga, no Vale do Aço. O caso ocorreu nessa segunda-feira (4 de março).

Policiais penais foram acionados por detentos em uma cela do bloco A. Eles disseram que um preso estava passando mal no banheiro. Foi pedido, então, que o detento fosse apresentado, momento em que os demais custodiados arrastaram o preso arrastado e desacordado. 

A enfermeira da unidade prisional compareceu à cela para atendimento, constatando aparente ausência de sinais vitais e múltiplas lesões aparentes. O Samu foi acionado e constatou o óbito. Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou o óbito do detento, que foi encontrado com diversos hematomas aparentes e imóvel na cela. “Todos os procedimentos legais estão sendo realizados para a devida responsabilização pelo crime e elucidação dos fatos. A Polícia Civil foi acionada na unidade para iniciar os trâmites de polícia judiciária, incluindo a perícia. A unidade vai apurar o ocorrido de forma administrativa”, informou a pasta.

A informação inicial é de que houve uma briga entre detentos e que a vítima foi agredida até a morte. Questionada, a Sejusp afirmou que a investigação ficará a cargo da Polícia Civil. A vítima estava no Ceresp Ipatinga desde 3 de agosto de 2023.