América vence, praticamente se garante na Série A e afunda o Grêmio no Z-4

América vence, praticamente se garante na Série A e afunda o Grêmio no Z-4
América venceu o Grêmio e está praticamente garantido na Série A em 2022 — Foto: Mourão Panda/América

 

 

 

 

Por O TEMPO

Noite de festa americana no Independência. Neste sábado (13), o Coelho venceu o Grêmio por 3 a 1 em jogo bastante movimentado pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o América chega aos 44 pontos, alcança a oitava colocação (pode ser ultrapassado pelo Fluminense neste domingo) e praticamente se garante na Série A, além de se consolidar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Disputar o torneio continental agora é a meta do time de Marquinhos Santos. Caso se confirme, será um feito histórico e inédito na história do Coelho.

Do lado gremista, a situação é desesperadora. Essa foi a sétima derrota consecutiva do tricolor gaúcho como visitante. O resultado negativo em Belo Horizonte afunda ainda mais a equipe no Z-4. São apenas 29 pontos na tabela. Vagner Mancini, que deixou o América para desembarcar em Porto Alegre com a missão de salvar o Grêmio do rebaixamento, terá muito trabalho pela frente. 

Primeiro tempo movimentado

Logo aos 3 minutos, Felipe Azevedo recebeu lindo lançamento de Ademir na esquerda do ataque americano. O camisa 11 aproveitou o vacilo da retaguarda gremista, dominou com categoria, entrou na área tricolor e, com um toque sutil, desviou do goleiro Brenno e fez a bola dormir no fundo da rede. O bandeira chegou a assinalar impedimento de Azevedo, mas o lance foi revisado pelo VAR. Gol legal, América 1x0.

Sofrer um gol logo no início da partida foi um tormento para o Grêmio, que tentava jogadas ofensivas principalmente com Alisson e Ferreira, mas de forma desorganizada. Nos minutos seguintes, a partida ficou muito amarrada no meio de campo e os goleiros pouco trabalharam. 

Aos 33’, Vanderson teve boa oportunidade em falta na entrada da área do América, mas chutou por cima das traves de Cavichioli. Dali em diante só deu Grêmio. Aos 37’, o contra-ataque do tricolor terminou nos pés de Elias Manoel, que recebeu a bola na entrada da área. De frente para o gol, o jovem atacante isolou a bola. Instantes depois, Diego Souza quase deixou tudo igual, mas Eduardo Bauermann tirou de cabeça em cima da linha. A pressão gaúcha continuou e o América seguiu correndo riscos. Em lance na área do Coelho, Cavichioli derrubou Elias, mas o árbitro mandou o jogo seguir, causando revolta nos atletas do Grêmio. 

 

CRUZEIRO: Luxemburgo rebate matéria sobre sua permanência no clube e destaca: "estou mais perto da renovação"


O alívio para o time mineiro veio no último minuto do primeiro tempo, quando Cortez fez pênalti em Ademir. O camisa 10 bateu sem muita força no canto direito de Brenno, que chegou a encostar na bola, mas não o suficiente para impedir o segundo gol do Coelho.

Revolta gremista 

Logo após Flávio Rodrigues de Souza apitar o fim do primeiro tempo, jogadores do Grêmio, inclusive os reservas e o treinador Vágner Mancini, cercaram o árbitro para reclamar do pênalti não marcado no atacante Elias Manoel e do lance irregular na saída de bola de Matheus Cavichioli, que deu dois toques no lance e o tiro livre indireto deveria ter sido marcado.

Etapa final

Assim como no primeiro tempo, o Grêmio entrou desligado e pagou caro pela desatenção. Em rápido ataque aos , Alê foi ao fundo pela esquerda e cruzou para trás, na entrada da área. Juninho chegou e, de primeira, bateu bonito para fazer o terceiro gol do Coelho. Porém, o time gaúcho não se deu por vencido. Aos 9 minutos, Ferreira fez linda jogada, deixou os americanos para trás e, da entrada da área, chutou no cantinho de Matheus Cavichioli.

O gol animou o Grêmio, que chegou ao gol americano logo na sequência e novamente com Ferreira, que acabou batendo fraco na pelota. Com o jogo aberto, as duas equipes se lançaram ao ataque, mas pecavam nas finalizações.

Vagner Mancini fez várias alterações e aumentou o poder ofensivo do Grêmio, mas de nada adiantou. No América, Marquinhos Santos também rodou o time, mais como resposta às estratégias do adversário. No fim da jornada na fria Belo Horizonte, o Coelho, que teve mais inteligência durante toda a partida, saiu de campo com uma grande e merecida vitória, resultado que deixa o time sonhando com a Copa Sul-Americana. Os gremistas, por sua vez, continuam lutando contra o rebaixamento. 

FICHA TÉCNICA

América 3 x 1 Grêmio

Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Quando: sábado, 13 de novembro de 2021, às 18h30 (de Brasília)

Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte

Público: 3.157

Renda: R$ 43.347,50

América: Matheus Cavichioli; Patric (Anderson), Ricardo Silva, Eduardo Bauermann e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê (Juninho Valoura); Felipe Azevedo (Alan Ruschel), Ademir e Mauro Zárate (Rodolfo). Técnico: Marquinhos Santos 

Grêmio: Brenno; Vanderson (Rafinha), Geromel, Ruan (Churín) e Cortez; Lucas Silva (Diogo Barbosa), Sarará (Darlan) e Alisson; Ferreira, Elias Manoel (Campaz) e Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini

Gols: Felipe Azevedo, Ademir e Juninho (América); Ferreira (Grêmio)

Cartões amarelos: Matheus Cavichioli, Ricardo Silva (América); Ruan (Grêmio)

Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP); Daniel Luis Marques (CBF/SP) e Alex Ang Ribeiro (CBF/SP); VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez (CBF/SP)