Galo vence o América e sobe para a terceira posição da Séria A

Galo vence o América e sobe para a terceira posição da Séria A
Gol foi marcado no segundo tempo — Foto: Fred Magno / O TEMPO

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar de ser dominado em parte do jogo, o Atlético foi mais eficiente no ataque e fez o básico para vencer o América por 1 a 0 neste sábado (10) no Independência. Com este resultado, o Galo ficou na terceira colocação do Brasileirão Série A, com 22 pontos. Já o Coelho estacionou na 16ª posição, com nove pontos, dois acima da zona de rebaixamento.

 

Esta foi a quarta vitória seguida do time alvinegro. Já o alviverde amargou sua segunda derrota consecutiva, a sexta do campeonato.

O jogo

Nos primeiro minutos da partida, o América teve uma baixa muito importante: o atacante Ribamar sentiu a coxa durante uma corrida e teve que sair de campo de maca – Rodolfo entrou. No entanto, o Coelho conseguiu dominar a partida no primeiro tempo, conseguindo ficar mais tempo no campo de ataque. O Galo até conseguia levar perigo, mas em poucos lances de contra-ataque.

 

Aos 18 minutos, o jovem atacante Carlos Alberto, surpresa na escalação de Mancini, fez gol após bate rebate na área. Após revisão do VAR, foi constatado impedimento, ou seja, anulado.

Aos 25, veio um lance incrível: Juninho Valoura bateu escanteio, Rodolfo cabeceou e a bola atravessou todo o gol do Atlético, quase em cima da linha, encobrindo o goleiro Éverson. Na segunda trave, Carlos Alberto tenta de cabeça, mas o atleticano defende.

Aos 31, em um ataque atleticano, outra jogada de destaque, desta vez para o outro lado: o zagueiro Zé Vitor, que estreou pelo Coelho, tentou tirar uma bola na intermediária e quase encobriu Cavichioli, que fez uma defesa espetacular.

Aos 41, outro lance impressionante: Eduardo Sasha chutou, do meio da área, no gol, mas o goleiro do América defendeu. Na sobra, Savarino mandou no travessão. Com isso, primeiro tempo 0 a 0.

O segundo tempo foi mais morno, com poucas chances para os dois lados, mas o Atlético conseguiu ficar mais com a bola. O jogo mudou mesmo quando quando Cuca desfez o esquema com três zagueiros e colocou Hulk, que estava sendo poupado, e Borrero.

Cinco minutos depois, Hulk partiu com a bola em direção ao gol, tocou para Savarino, que mandou justamente para Borrero, de cara para o gol: Galo 1 a 0. Depois, o time alviverde até teve alguns lances de perigo, mas não conseguiu empatar. Nos acréscimos, o goleiro do América quase entrega o segundo gol: ele tentou dar um passe, mas mandou nos pés de Felipe Felício que, sem guarda redes, mandou para fora.

Próximos jogos

O América terá a chamada "semana cheia" pela frente, já que vai ter quase dez dias para se preparar para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Na segunda-feira (19), às 19h, o time enfrenta o Sport, em Recife.

Já o Galo terá o "jogo do ano": na próxima terça-feira (13), às 19h15, o Galo vai pegar o Boca Juniors em Buenos Aires na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O próximo duelo pela competição nacional será no sábado (17), às 17h, contra o Corinthians, em São Paulo.

FICHA TÉCNICA

O quê: América x Atlético
Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte
Quando: Sábado, 10 de julho de 2021 às 19h (de Brasília)
Motivo: 11ª rodada do Brasileirão Série A
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (CBF/RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (CBF/RS) 
Cartões Amarelos: Bruno Nazário, Igor Rabello
América: Matheus Cavichioli; Eduardo, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Alan Ruschel (João Paulo); Zé Vitor (Anderson Jesus), Juninho Valoura e Juninho; Bruno Nazário (Felipe Azevedo), Ribamar (Rodolfo (Fabrício)) e Carlos Eduardo. Técnico: Vagner Mancini.
Atlético: Everson; Junior Alonso, Igor Rabello (Hulk) e Nathan Silva; Guga, Tchê Tchê, Jair, Zaracho (Neto) e Hyoran (Borrero); Eduardo Sasha (Calebe) e Savarino (Felipe Felício). Técnico: Cuca.

---