Mourão não participa de desfile militar para entrega de convite a Bolsonaro

Mourão não participa de desfile militar para entrega de convite a Bolsonaro

 

Por O TEMPO 

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) não participou do desfile de veículos militares nas proximidades do Congresso Nacional, em Brasília, na manhã desta terça-feira (10). O motivo oficial do desfile foi a entrega para  Bolsonaro do convite para acompanhar o exercício militar da Marinha programado para agosto, em Formosa, cidade próxima de Brasília

Conforme informou o canal de notícias CNN Brasil, aliados do general da reserva contaram que ele não considerou adequado participar da solenidade militar. Ainda de acordo com a publicação, o incômodo também foi demonstrado por generais, tanto da ativa como da reserva, que consideraram a realização do ato no dia da votação do impresso na Câmara dos Deputados inoportuna..

No início do desfile, que durou aproximadamente 10 minutos, um militar em traje de combate desceu de um dos veículos, subiu a rampa e entregou o convite a Bolsonaro. 

Segundo nota da Marinha, a Operação Formosa acontece desde 1988 anualmente. Ainda de acordo com o informe, o evento já estava marcado e o presidente em exercício sempre é convidado. Neste ano, no entanto, pela primeira vez o comboio passou por Brasília em desfile e entregou o convite ao presidente.

Acompanhando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na rampa do Palácio do Planalto estavam os comandantes das três forças. Também estavam diversos ministros, entre eles Walter Braga Netto, da Defesa), Ciro Nogueira da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos da Secretaria de Governo e Anderson Torres da Justiça.

A parada militar, realizada no dia da votação do voto impresso na Câmara dos Deputados, recebeu críticas. Políticos e integrantes da sociedade civil acusam o governo de mais uma tentativa de demontrar força durante uma crise institucional.