Operação desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas no Leste de Minas

Nove mandados de prisão foram cumpridos em Governador Valadares, Santana do Paraíso e Ipatinga. Operação Baro é realizada nesta quinta-feira (22) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado. Por G1 Vales de Minas Gerais 22/04/2021 08h56

Operação desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas no Leste de Minas
Operação foi realizada nesta quinta e contou com 130 policiais — Foto: Polícia Federal/ Divulgação

Nove pessoas foram presas durante a operação Baro de combate ao tráfico de drogas no Leste de Minas Gerais, nesta quinta-feira (22). Vinte e seis mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

A operação foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Governador Valadares, coordenada pela Polícia Federal e integrada pelas Polícias Civil, Militar e Penal. Os mandados de prisão preventiva e temporária foram cumpridos em Governador Valadares, Santana do Paraíso e Ipatinga.

“Durante as investigações, que duraram mais de um ano, foram descobertos laboratórios de processamento de crack e cocaína, havendo sido presos em flagrante indivíduos ligados ao grupo criminoso que atua no Leste de Minas e no Espírito Santo”, informou a Polícia Federal.

Ainda de acordo com a PF, um dos objetivos da ação é coletar provas e dados sobre operações financeiras e negociações relacionadas ao tráfico, inclusive com “identificação de ‘laranjas’ e ocultação de patrimônio e bens obtidos por meio das atividades criminosas”.

“Os fatos investigados demonstram a prática de diversos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, além da possível lavagem de bens e capitais e atuação de organização criminosa, que cominam aos infratores penas que podem chegar a 15 anos de prisão, se condenados”, disse a PF.

Os 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Governador Valadares, Santana do Paraíso, Ipatinga, Caratinga e Mathias Lobato.