Mancini culpa inocência e falta de 'catimba' em derrota do América para o Tolima

Coelho esteve à frente em duas oportunidades, e mesmo assim perdeu

Mancini culpa inocência e falta de 'catimba' em derrota do América para o Tolima
Time levou virada no último minuto — Foto: João Godinho/O TEMPO

É possível apontar diversos fatores que contribuíram para a derrota do América diante do Tolima, dentro de casa, pela Libertadores, como desfalques antes e durante o jogo, desatenção e erros individuais. Para o técnico Vagner Mancini, a inocência e falta de experiência dos jogadores em competições internacionais foi o que custou o resultado.

O Coelho fez 1 a 0, mas sofreu o empate. Depois, esteve novamente à frente no placar, porém, faltando apenas quatro minutos para terminar o jogo, tomou outro gol, após escanteio. E, aos 50 minutos do segundo tempo, levou a virada.

"Eu não tenho dúvidas de que nós estivemos com a vitória nas mãos, e todo mundo fica chateado por isso, pois tivemos a oportunidade de estar à frente duas vezes, e isso significa muito em uma Copa Libertadores. A gente pagou pela inocência, principalmente nos lances que ocasionaram os gols do Tolima. Foram lances totalmente possíveis de uma decisão melhor tomada, e a gente acabou tomando uma derrota amarga", afirmou.

Veja gols e os melhores momentos da derrota do América para o Tolima

Antes do lance do segundo gol, por exemplo, o comandante queria dar uma pausa no jogo ao fazer uma substituição, para tentar esfriar o ímpeto de pressão dos colombianos – além de, claro, colocar mais jogadores atrás, pois quem iria entrar naquele momento, quando jogo estava 2 a 1, era o zagueiro Germán Conti. Entretanto, segundo Mancini, os atletas não se atentaram a isso e o lance seguiu.

Ele não culpou a defesa. "A gente tem que absorver e aprender com isso. Seria muito leviano da minha parte culpar o setor defensivo. Em muitos momentos a equipe jogou muito espaçada dentro de campo, possibilitando o Tolima chegar várias vezes. Foram alguns erros individuais, que todo mundo está sujeito. Eu não tenho dúvidas em afirmar que o América precisa de mais experiência na Libertadores, mas eu não posso usar isso como desculpa. Faltou um pouco de 'catimba' também", explicou.

Durante o aquecimento, o atacante Everaldo sentiu uma lesão e foi vetado da partida. Durante o primeiro tempo, o meia Alê também foi substituído por conta de dores. Já Felipe Azevedo saiu no intervalo por conta de um incômodo no olho, ocasionado por uma pancada. "Nós também acabamos perdendo alguns jogadores antes da partida e no primeiro tempo, e isso ajudou", concluiu.