ATUALIZAÇÃO DO PLANO MINAS CONSCIENTE Microrregional de Guanhães permanece na ONDA VERMELHA por mais uma semana

Territórios configurados nesta onda serão analisados com mais rigor pelo Estado e poderão adotar maiores restrições

ATUALIZAÇÃO DO PLANO MINAS CONSCIENTE  Microrregional de Guanhães permanece na ONDA VERMELHA por mais uma semana
Divulgação Minas Consciente

Durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid, na manhã dessa quinta-feira (03), o Governo do Estado permaneceu com a Microrregional de Guanhães e a Macro Centro na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente por mais uma semana.

No entanto, também ficou definido que a partir de agora, os territórios configurados na onda vermelha passarão por uma análise ainda mais minuciosa dos indicadores “Incidência” e “Espera por Atendimento”, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

A combinação desses indicadores resulta na classificação dos cenários, que podem variar em: Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável. Em todos eles, passam a vigorar, a partir de domingo (6/6), as seguintes medidas:

- Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;

- Proibição de academias, clubes e salões de beleza;

- Alimentação em Bares e Restaurantes - limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

“Esta gradação dentro da onda vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde”, explicou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. Segundo ele, o momento ainda é de incidência alta da covid-19 no estado.

MACRORREGIÃO CENTRO – CENÁRIO DESFAVORÁVEL ASSISTENCIAL

Conforme as informações divulgadas no Portal do Minas Consciente, as análises são feitas a partir dos indicadores das macrorregiões. A Macrorregião Centro, a qual Guanhães faz parte, foi classificada como “Cenário Desfavorável Assistencial” e por isso deve adotar as novas restrições estabelecidas na Onda Vermelha.

O Comitê Covid composto por autoridades da Microrregional de Guanhães ainda não se pronunciou.

Por Folha com Informações Agência Minas/Portal da Transparência

Planilha/Fonte: https://www.mg.gov.br/minasconsciente/transparencia (04/06/2021)