ALCOOL E FESTA Carnaval de BH 2025: vendas de bebidas crescem 12%, com cerveja liderando preferência dos foliões

Balanço do SindBebidas MG mostra ainda que outros drinks continuam a ganhar espaço, impulsionados pelo lançamento de novos produtos

ALCOOL E FESTA Carnaval de BH 2025: vendas de bebidas crescem 12%, com cerveja liderando preferência dos foliões
Bebidas com álcool são as mais vendidas no Carnaval _Foto: Flávio Tavares/ O Tempo

A venda de bebidas alcoólicas durante o Carnaval de Belo Horizonte em 2025 cresceu 12% em relação ao ano anterior. O dado faz parte do balanço do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas MG) divulgado nesta quinta-feira (6/3). Conforme a entidade, a cerveja se consolidou como a bebida mais consumida pelos foliões, no entanto, outros drinks continuam a ganhar espaço, impulsionados pelo lançamento de novos produtos.Ainda segundo o SindBebidas, em comparação com 2024, a venda de bebidas mistas aumentou 26%, seguida por cerveja (12%) e destilados (8%). Outros tipos de bebidas representaram um crescimento médio de 12%. Os resultados ficaram dentro das expectativas do setor. “A criatividade das indústrias mineiras e a diversidade de opções atendem aos paladares mais exigentes, consolidando o setor como referência em inovação,” enfatiza o sindicato.

Ainda segundo o SindBebidas, em comparação com 2024, a venda de bebidas mistas aumentou 26%, seguida por cerveja (12%) e destilados (8%). Outros tipos de bebidas representaram um crescimento médio de 12%. Os resultados ficaram dentro das expectativas do setor. “A criatividade das indústrias mineiras e a diversidade de opções atendem aos paladares mais exigentes, consolidando o setor como referência em inovação,” enfatiza o sindicato.

 

Além da cerveja e das bebidas mistas, o SindBebidas ainda destaca o aumento no consumo de cachaça e gin, tanto em bares e restaurantes quanto no preparo de drinks caseiros. “A versatilidade dessas bebidas e a crescente cultura de coquetelaria contribuem para a diversificação do mercado e o sucesso do setor.” 

 

Apelo por mudança

Na divulgação dos resultados, o SindBebidas também aproveitou para reforçar o apelo à Belotur para a criação de projetos de incentivo às bebidas locais, valorizando a produção mineira e a diversidade de sabores. Neste ano, a Ambev retomou o patrocínio em Belo Horizonte, e como parte do acordo da empresa com a prefeitura havia a determinação de que, em alguns pontos da cidade, as únicas cervejas que poderiam ser vendidas seriam as da patrocinadora, como ocorreu em outros Carnavais. O anúncio da exclusividade, segundo fabricantes mineiros, causou confusão entre ambulantes e ameaçou as vendas.O SindBebidas lamenta a falta de diálogo com a Belotur e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na edição deste ano do Carnaval deste ano. No entanto, se mantém aberto ao diálogo e à construção de alternativas que promovam a diversidade de produtos, a livre concorrência e o desenvolvimento do setor de bebidas em Minas Gerais. Também solicita que o edital de patrocínio do Carnaval de 2026 não inclua cláusulas de exclusividade, garantindo a livre concorrência e a participação de diferentes marcas,” realça o sindicato.