Artilheiros, Messi e Mbappé repetirão duelos decisivos; francês leva a melhor

Artilheiros, Messi e Mbappé repetirão duelos decisivos; francês leva a melhor

 

Por Agências

Messi e Mbappé vão se enfrentar na final da Copa do Mundo 2022 empatados na liderança da artilharia do torneio. Com o gol marcado contra a Croácia na semifinal, o argentino chegou a cinco no torneio, mesmo número do atacante francês, que passou em branco no confronto contra o Marrocos.

Com os cinco gols marcados na Copa do Mundo de 2022, mais os quatro feitos na edição de 2018, Mbappé é o artilheiro das Copas entre os jogadores com menos de 24 anos, com nove no total, ultrapassando Pelé, que com essa idade fez sete.

Já o craque argentino Lionel Messi, ao todo, tem 11 gols em Copas do Mundo. Ele tornou-se o maior artilheiro da Argentina na história da competição, ultrapassando o ex-atacante Batistuta.

 

Protagonistas da final da Copa do Mundo entre Argentina e França, no próximo domingo, às 12h (de Brasília), Messi e Mbappé são companheiros de equipe no Paris Saint-Germain, mas já se enfrentaram em dois mata-matas na carreira – ambos com show e classificação do atacante francês.

 

O primeiro foi no Mundial passado, realizado na Rússia, em 2018, quando a França eliminou a Argentina nas oitavas de final em um jogaço, com vitória por 4 a 3.

 

 

Aos 19 anos de idade, Mbappé sofreu pênalti, fez dois no confronto e foi decisivo para a eliminação de Messi, que ainda participou da jogada do segundo gol argentino e deu uma assistência no fim do jogo.

Enquanto o craque argentino se despedia da sua quarta Copa do Mundo sem título, a jovem sensação levou a França até a final para vencer a Croácia por 4 a 2 na decisão e conquistar o bicampeonato mundial. Mbappé fez mais um gol no jogo decisivo e terminou com o prêmio de melhor jogador jovem do torneio.

 

Os dois voltariam a se encontrar quase três anos depois, novamente em oitavas de final, mas da Champions League, no começo de 2021. Diante de um Barcelona já com muitos problemas, mas ainda com Messi, Mbappé liderou o PSG naquela eliminatória sem Neymar, que estava machucado.

O atacante francês fez três na partida de ida, a goleada por 4 a 1 dentro do próprio Camp Nou, casa do Barça. Messi até fez 1 a 0, de pênalti, mas depois viu Mbappé tomar conta do jogo – Kean completou o placar para a equipe de Paris.

Os times ficaram no 1 a 1 na volta, novamente com gols de Mbappé (agora cobrando pênalti) e Messi, graças a um lindo chute de fora da área.

 

O camisa 10, porém, perdeu uma penalidade, defendida por Navas, ainda no primeiro tempo, que significaria o 2 a 1 no placar para o Barça no estádio Parc de Princes.

A eliminação foi simbólica para Messi, pois significou sua última partida pelo Barcelona em Champions League. Cinco meses depois, o argentino foi anunciado como novo parceiro de Mbappé e Neymar no PSG.

Diferentemente da Copa do Mundo, a nova eliminação em cima de Messi não significou título para Mbappé. Ele caiu com a equipe francesa na semifinal daquela Liga dos Campeões para o Manchester City.