Lula confirma que vai participar do primeiro debate de presidenciáveis

Lula confirma que vai participar do primeiro debate de presidenciáveis

 

Por Luana Melody Brasil

Candidato pelo PT ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vai marcar presença no primeiro debate com presidenciáveis, marcado para o domingo (28).

O evento será promovido por um pool que reúne a TV Bandeirantes, TV Cultura, jornal Folha de S. Paulo e o portal Uol. A solução do pool atende a uma reivindicação feita pela campanha do PT para diminuir a quantidade de debates durante a disputa eleitoral. 

O chefe de comunicação da campanha petista, Edinho Silva, e diretores da TV Bandeirantes confirmaram que o ex-presidente vai participar. Com isso, aumenta a pressão para que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição e principal adversário de Lula, também participe do debate.

 

Até o momento, a assessoria do presidente não confirmou oficialmente a presença dele. Bolsonaro está confirmado apenas na sabatina do programa Jornal Nacional, da TV Globo, marcada para a próxima segunda-feira (22). 

 

Além de Lula, os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também confirmaram presença no debate. O critério das empresas para convocação de candidatos para o debate se baseia nas pesquisas de intenção de voto até o quarto colocado, por isso nem todos foram convidados.

A assessoria da candidata Vera Lúcia (PSTU) informou à reportagem de O TEMPO que tem "cobrado mais democracia nos critérios de participação". Do mesmo modo, a assessoria de Leo Péricles (UP) comunicou que está reivindicando que as empresas "abram espaço para todas as candidaturas e que seja respeitada a questão racial". "Hoje não temos candidatos negros presentes nos debates, o que consideramos grave", acrescentou a assessoria do candidato.

A assessoria da presidenciável Sofia Manzano (PCB) também reclamou pela falta de convite à candidata. "Os critérios de vários debates têm sido limitadores da participação da nossa candidatura. Em alguns estados que estamos bem pontuados a Band realizou debates sem a presença das candidaturas do PCB."

(Com colaboração de Gabriela Oliva)