Hulk faz dois, Galo desbanca Flu e volta a vencer no Mineirão após 88 dias

Hulk faz dois, Galo desbanca Flu e volta a vencer no Mineirão após 88 dias
Hulk balançou as redes duas vezes na vitória do Galo por 2 a 0 em cima do Fluminense — Foto: Pedro Souza/Atlético

 

Por Giovanna Pires

Atlético voltou a vencer no Mineirão após quase três meses acumulando empates e derrotas. Na tarde deste sábado (1º), o Galo desbancou o Fluminense com uma vitória por 2 a 0, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Hulk, o artilheiro do Atlético na temporada com 28 gols, balançou as redes duas vezes. O jogador contou com a presença de um amuleto da sorte para voltar a marcar.

Zaya, filha de cinco meses do atacante com a esposa  ngela Camilo, acompanhou o jogador direto do estádio pela primeira vez. Ao lado dos outros filhos, Hulk entrou em campo no início da partida com a pequena atleticana no colo. O atacante não marcava no Gigante da Pampulha desde o início de agosto, no empate por 2 a 2 com o Palmeiras, pela Libertadores. 

Cuca surpreendeu na escalação fazendo mudanças importantes na equipe titular. Nathan Silva ficou no banco e deu espaço para Jemerson formar a dupla de zaga com Junior Alonso. Otávio foi titular no lugar do volante Jair - que não vinha bem -, enquanto Cristian Pavón ganhou uma oportunidade e formou o trio de ataque com Keno e Hulk. Eduardo Sasha, titular contra o Palmeiras, ficou no banco. 

Primeiro tempo

O Fluminense, vice-líder do Brasileirão, tem uma marcação forte como característica e diante do Galo não foi diferente. O time de Cuca teve dificuldades para achar espaços durante todo o primeiro tempo. Além de não conseguir ficar com a bola - posse: 72% x 28% -, o Atlético não conseguia se livrar da defesa tricolor para avançar. 

 

Com isso, uma das boas chances do Galo aconteceu em bola parada. Aos 22 minutos Jemerson cabeceou nas mãos do goleiro Fábio uma bola que veio de escanteio batido por Hulk. Sem conseguir a posse, o Atlético tentou por várias vezes durante a primeira etapa fazer uma marcação alta, pressionando a saída de bola adversária, principalmente o goleiro Fábio. 

 

No jogo do primeiro turno - derrota por 5 a 3 -, um dos gols do Atlético saiu após uma bobeada do defensor ex-Cruzeiro, em que Jair conseguiu interceptar a bola já dentro da área e Hulk balançou as redes. Só que não foi na pressão no campo de ataque que o Galo conseguiu abrir o placar nesta quarta-feira. 

Otávio, titular nesta tarde no Mineirão no lugar de Jair, roubou a bola no campo de defesa e iniciou a jogada de contra

-ataque do Galo. Depois de Otávio, o time só precisou dar quatro toques na bola - que passou pelos pés de Matias Zaracho - até a finalização de Hulk aos 40 minutos com a defesa fluminense ainda se recompondo. 

Segundo tempo

Com o resultado favorável no placar, o Galo voltou mais leve do intervalo e teve a chance de ampliar o placar logo aos cinco minutos, mas Fábio defendeu o chute de Hulk. O goleiro adversário não teve a mesma sorte contra o artilheiro alvinegro aos 19 minutos. Manoel, zagueiro tricolor, deixou a bola bater na mão, dentro da área.

Em um lance ajustado, Luiz Flávio de Oliveira foi à cabine de vídeo rever o lance e marcou a penalidade para o Atlético. Hulk foi para a cobrança e, com categoria, chutou de um lado, Fábio caiu para o outro. O segundo dele na tarde deste sábado no Mineirão, onde o Atlético não vencia desde 5 de julho, na vitória por 1 a 0 em cima do Emelec-EQU, pela Libertadores. 
 

Ficha do jogo

  • Atlético: Everson; Mariano (Guga), Jemerson, Junior Alonso e Rubens (Dodô); Allan (Jair), Otávio e Zaracho (Nacho Fernández); Keno, Pavón (Ademir) e Hulk. Técnico: Cuca.
     
  • Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Felipe Melo e Caio Paulista; André, Martinelli e Ganso (Marrony); Matheus Martins (Michel Araújo), Cano (Willian) e Arias (Calegari). Técnico: Fernando Diniz. 
     
  • Cartões amarelos: Keno, Allan (Atlético); Felipe Melo, Manoel, Samuel Xavier (Fluminense);
  • Cartão vermelho: Manoel (Fluminense).
     
  • Público: 20.858
  • Renda: R$ 649.265,53