Bolsonaro indica não poder ir até Belo Horizonte para apoiar Engler na campanha

Bolsonaro indica não poder ir até Belo Horizonte para apoiar Engler na campanha

Por FRANSCINY ALVES E LUCAS HENRIQUE GOMES

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou, nesta quarta-feira (28), que não vai conseguir participar pessoalmente da campanha do deputado estadual Bruno Engler (PRTB) à Prefeitura de Belo Horizonte, como era esperado por apoiadores. Ele diz que não tem condições financeiras de arcar com os gastos de segurança para ir até a capital mineira.

Na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, Bolsonaro perguntou a uma apoiadora, que afirmou ser amiga de Engler, se o candidato do PRTB estava crescendo nas pesquisas. Ela disse que sim e questionou se ele poderia ir até o município “dar uma ajudada” (veja o diálogo completo abaixo).

“Para ir pra lá, tenho que ir por meios próprios. Não tem como eu arranjar segurança pra mim por meios próprios. É muito caro, estou sem condições. Gostaria de ter uma maior participação nas eleições municipais, em alguns municípios. BH me interessa, gosto muito do Bruno Engler, ele pode fazer um bom trabalho caso chegue à prefeitura. Discretamente vou começar a apoiá-lo”, afirmou o presidente.

Faltando quase duas semanas para a eleição, o deputado estadual está com a intenção de voto estagnada em 3%, conforme mostrou a pesquisa DataTempo/Quaest da última segunda-feira (26). Para decolar, o concorrente à PBH e simpatizantes depositavam as esperanças numa ida de Bolsonaro até a capital mineira. 

Com essa indefinição, durante o último fim de semana, Engler divulgou nas redes sociais vídeos de apoio da família Bolsonaro, como com o filho 03, deputado estadual Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao nome dele. Além disso, publicou uma conversa do presidente com apoiadores, em que fala que o parlamentar “é uma boa opção” e tem “uma amizade muito boa com ele”. 

Veja o diálogo do presidente Jair Bolsonaro com a apoiadora:

Presidente: Como está o Bruno em BH? Ele está crescendo?

Apoiadora: Está crescendo. Se Deus quiser nós vamos conseguir lá. O que o senhor acha de dar uma passada lá, de dar uma ajudada?

Presidente: Para ir pra lá, tenho que ir por meios próprios. Não tem como eu arranjar segurança pra mim por meios próprios, é muito caro, estou sem condições. Gostaria de ter uma maior participação nas eleições municipais, em alguns municípios. BH me interessa, gosto muito do Bruno Engler, ele pode fazer um bom trabalho caso chegue à prefeitura e discretamente vou começar a apoiá-lo. 

Juiz de Fora

Nesta quarta-feira, a mesma apoiadora convidou Bolsonaro a ir até Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, para receber uma “certidão de nascimento”. Durante ato de campanha eleitoral nas eleições de 2018, o chefe do Palácio do Planalto foi atingido por uma facada. Segundo o presidente, ele vai até a cidade no ano que vem.