América pode faturar grana alta se Richarlison for vendido pelo Tottenham ao futebol árabe

Atacante, que atuou no América entre 2014 e 2015, está na mira do Al-Hilal, onde poderia formar dupla com Neymar

América pode faturar grana alta se Richarlison for vendido pelo Tottenham ao futebol árabe
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Por O Tempo

O América pode receber uma grana alta em função do chamado mecanismo de solidariedade da Fifa. Caso o Tottenham, da Inglaterra, decida vender o atacante Richarlison, que tem propostas do futebol árabe, o Coelho teria direito a receber parte do valor da negociação.

Estipulado pela Fifa, o mecanismo prevê que os clubes que auxiliaram na formação dos atletas tenham direito a percentuais de futuras revendas do jogador, de acordo com a idade em que o mesmo esteve no clube e também em função de quantas temporadas permaneceu.

No caso em questão, como Richarlison chegou ao América em 2014, com 17 anos, e permaneceu até o ano seguinte, o Coelho tem direito a receber 0,635% do valor da venda.  

Richarlison teria propostas do Al-Hilal, time em que atua o também brasileiro Neymar. O Tottenham, ao menos por enquanto, ainda não decidiu se venderá o jogador.

Os valores da negociação não foram revelados. Entretanto, basta conferir as últimas contratações do Al-Hilal para ter noção de seu poderio financeiro. Mesmo sem contar Neymar, por quem pagou 90 milhões de euros, o clube desembolsou 60 milhões de euros por Malcom, 55 milhões de euros por Rúben Neves, 53 milhões de euros por Mitrovic e 40 milhões de euros por Milinkovic-Savic.

Essa também não é a primeira vez que o futebol árabe tenta efetuar a contratação do atacante. No ano passado, o Al-Ittihad também já havia tentado a transferência do atleta, mas sem sucesso.

O interesse dos árabes em Richarlison foi divulgado inicialmente pela ESPN.

Pelo Tottenham, Richarlison disputou 66 partidas, tendo marcado 15 gols e dado 8 assistências. Ele tem contrato com o clube inglês até junho de 2027.

Pelo América, Richarlison fez 24 jogos e marcou 9 gols na Série B de 2015, sendo peça importante na campanha que levou o Coelho de volta à elite (terminou a competição daquele ano em quarto lugar).

Já pela seleção brasileira, o atacante já atuou em 48 jogos, tendo marcado 20 gols.