Em um mês, atendimento de Covid salta de 491 para mais de 4 mil na rede privada

Em um mês, atendimento de Covid salta de 491 para mais de 4 mil na rede privada

 

 

 

 

Por Vitor Fórneas

 

 

 

O aumento de casos positivos de Covid-19 é observado também na rede privada de Belo Horizonte. Um salto no atendimento de pacientes que testaram para a doença foi observado pela Rede Unimed-BH, tanto na rede própria quanto na credenciada da capital mineira e região metropolitana. O número saltou de 491, em abril, para 4.361, em maio.

Em comunicado enviado à reportagem de O TEMPO, a Unimed-BH esclareceu que “vem registrando aumento significativo de casos de doenças respiratórias”. O boletim mais recente, referente à semana de 29 de maio a 4 de junho, mostra que foram registrados 288 pacientes internados com síndromes respiratórias, sendo 37 confirmados de coronavírus.

“O número é superior ao de quatro semanas atrás, quando tínhamos 193 pacientes internados, sendo oito confirmados de Covid-19”, diz trecho do comunicado. 

Quando se compara os meses de abril e maio por completo, a diferença é ainda maior. “Em relação às internações por Covid-19, em abril de 2022 tivemos 31 pacientes internados e, no mês de maio de 2022, foram observadas 79 internações por Covid-19 na rede Unimed-BH”, esclarecem. 

A rede salientou que, mesmo com o aumento das últimas semanas, o número de internações é ainda muito abaixo do registrado em janeiro deste ano.

 

Equipes reforçadas e recomendações

Para atender toda a demanda, a cooperativa reforça as equipes médicas das unidades assistenciais da rede própria. Casos de sintomas respiratórios leves devem utilizar o serviço de consulta online. Em casos de urgência e emergência, é recomendado a busca pelo Pronto Atendimento. 

Visando reduzir a circulação dos vírus respiratórios, incluindo o da Covid-19, as pessoas são orientadas a utilizarem máscara facial, higienização das mãos e evitar aglomerações.