TRATAMENTO INOVADOR Oftalmologistas ucranianas aprendem em Minas técnica para aplicação em traumas oculares de guerra
Durante a visita, as médicas acompanham o médico Canabrava em atividades no Centro Oftalmológico de Minas Gerais

As oftalmologistas ucranianas Yuliia Smishko (de Dnipro) e Wiktoriia Halko (de Lviv) estiveram no Brasil para aprender a técnica 4 Flanged de Canabrava, desenvolvida pelo médico brasileiro Sérgio Canabrava. O método é utilizado em cirurgias de catarata complexas e fixação de lentes intra-oculares, especialmente em casos de trauma ocular e falta de suporte capsular, situações comuns em zonas de conflito, como a Ucrânia.Durante a visita, as médicas acompanham o médico Canabrava em atividades no Centro Oftalmológico de Minas Gerais e na Santa Casa de Belo Horizonte, onde puderam observar a aplicação da técnica em casos reais e participarão de discussões clínicas.
A técnica 4 Flanged de Canabrava pode ser especialmente relevante em contextos de guerra, como na Ucrânia, onde há um aumento significativo de traumas oculares devido a explosões, estilhaços, queimaduras e outros ferimentos relacionados a conflitos armados.
Ela permite a fixação segura de uma lente intraocular (LIO) mesmo quando as estruturas de suporte naturais do olho estão comprometidas. Ela é menos dependente de equipamentos avançados em comparação com outras técnicas de fixação de LIOs e também pode ser utilizado no SUS devido ao menor custo. Sobre a Técnica
A técnica 4 Flanged de Canabrava permite a fixação de lentes intraoculares sem o uso de suturas, utilizando um fio de polipropileno 6-0, mais acessível e resistente. O método é indicado para casos complexos, como traumas oculares, subluxação de cristalino e síndromes como Marfan.
O Centro Oftalmológico de Minas Gerais é referência em oftalmologia, dedicado ao atendimento de alta complexidade e à formação de profissionais. A instituição é pioneira na adoção de técnicas inovadoras, como a 4-Flanged de Canabrava.
Comentários (0)
Comentários do Facebook