TRATAMENTO INOVADOR Oftalmologistas ucranianas aprendem em Minas técnica para aplicação em traumas oculares de guerra

Durante a visita, as médicas acompanham o médico Canabrava em atividades no Centro Oftalmológico de Minas Gerais

TRATAMENTO INOVADOR Oftalmologistas ucranianas aprendem em Minas técnica para aplicação em traumas oculares de guerra
As oftalmologistas ucranianas Yuliia Smishko (de Dnipro) e Wiktoriia Halko (de Lviv) _Foto: Divulgação / Centro Oftalmológico de Minas Gerais

As oftalmologistas ucranianas Yuliia Smishko (de Dnipro) e Wiktoriia Halko (de Lviv) estiveram no Brasil para aprender a técnica 4 Flanged de Canabrava, desenvolvida pelo médico brasileiro Sérgio Canabrava. O método é utilizado em cirurgias de catarata complexas e fixação de lentes intra-oculares, especialmente em casos de trauma ocular e falta de suporte capsular, situações comuns em zonas de conflito, como a Ucrânia.Durante a visita, as médicas acompanham o médico Canabrava em atividades no Centro Oftalmológico de Minas Gerais e na Santa Casa de Belo Horizonte, onde puderam observar a aplicação da técnica em casos reais e participarão de discussões clínicas.

 

A técnica 4 Flanged de Canabrava pode ser especialmente relevante em contextos de guerra, como na Ucrânia, onde há um aumento significativo de traumas oculares devido a explosões, estilhaços, queimaduras e outros ferimentos relacionados a conflitos armados.

 

Ela permite a fixação segura de uma lente intraocular (LIO) mesmo quando as estruturas de suporte naturais do olho estão comprometidas. Ela é menos dependente de equipamentos avançados em comparação com outras técnicas de fixação de LIOs e também pode ser utilizado no SUS devido ao menor custo. Sobre a Técnica

A técnica 4 Flanged de Canabrava permite a fixação de lentes intraoculares sem o uso de suturas, utilizando um fio de polipropileno 6-0, mais acessível e resistente. O método é indicado para casos complexos, como traumas oculares, subluxação de cristalino e síndromes como Marfan.

 

O Centro Oftalmológico de Minas Gerais é referência em oftalmologia, dedicado ao atendimento de alta complexidade e à formação de profissionais. A instituição é pioneira na adoção de técnicas inovadoras, como a 4-Flanged de Canabrava.