Caminhada com apitaço em Governador Valadares, marca mobilização nacional de combate a violência sexual contra crianças e adolescentes

Entre maio de 2023 e maio de 2024, 31 denúncias de abuso, violência e exploração sexual, contra crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, foram confirmadas na cidade pela equipe do Creas.

Caminhada com apitaço em Governador Valadares, marca mobilização nacional de combate a violência sexual contra crianças e adolescentes
Araceli Cabrera Crespo — Foto: Arquivo/ A Gazeta

Por Fran Ribeiro 

O Instituto Nosso Lar, uma entidade beneficente de assistência social, de Governador Valadares está promovendo, durante todo este mês o "Projeto Luz na Infância", com ações voltadas para o Maio Laranja, Campanha Nacional de Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesta sexta-feira (17), acontece a "Caminhada da Luz", às 17h, com apitaço, envolvendo crianças, adolescentes, famílias e demais atores sociais na comunidade, para sensibilização do tema.

O percurso da caminhada será: saída do Instituto Nosso Lar, percorrendo a Avenida Coqueiral, sentido entrada do bairro, indo até o contorno da Creche Brilho do Turmalina, retornando ao instituto.

Blitz educaitiva

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realiza nesta sexta-feira (17), de 15h às 18h, uma blitz educativa na BR 116, no Posto Planalto II.

Os profissionais querem chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância de se prevenir e combater os crimes de violência sexual infanto-juvenil.

“Somente conseguiremos vencer a realidade de abusos e exploração sexual de nossas crianças e adolescentes com informação e conscientização. Por isso, a visibilidade da Campanha Maio Laranja, a adesão e compromisso da população é imprescindível para que todos proporcionem um ambiente seguro para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”, explicou a coordenadora da proteção básica no município, Jéssica Alves Ferreira.

Crime em números

A equipe do Creas alerta que casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes devem ser denunciados pela população para um combate efetivo deste crime.

Dos 174 casos com indícios de situações de violência e violações de direitos no grupo familiar registrados pelo equipe do Creas, num intervalo de um ano, entre maio de 2023 e maio de 2024, 34 se referiam a casos de abuso, violência e exploração sexual, nos quais, a faixa etária das vítimas era de 0 a 17 anos.

Destes 34 casos, 31 foram confirmados.

Veja onde denunciar:

  • CREAS: pelos telefones 3221.3092, 3221.9551 ou na sede: rua Olegário Maciel, 705, Centro, quase esquina com rua Afonso Pena
  • Conselho Tutelar: 3271.5414, 3221.1212 ou 99974.8633; ou pelo e-mail: conselho.tutelar@valadares.mg.gov.br
  • Disque 100 Direitos Humanos

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). Em 1991, os três réus acusados de matar a criança foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surgiu então a Campanha Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.