'Forças Armadas irão incentivar votação eletrônica', diz Pacheco

Por O TEMPO BRASÍLIA
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD) voltou a defender a segurança das urnas eletrônicas e disse confiar que a Forças Armadas, em seu papel constitucional, vão incentivar a votação pelo sistema atual, garantindo a lisura da votação.
Em suas redes sociais, Pacheco afirmou que os militares têm o papel defender a pátria e isso "envolve a preservação do Estado de Direito, da democracia e das instituições, inclusive da Justiça Eleitoral".
"Temos um sistema eleitoral, que em 18 eleições, ao longo de 25 anos desde a implementação das urnas eletrônicas, não registrou nenhum caso de fraude. As urnas eletrônicas sempre foram motivo de orgulho para nós brasileiros. Elas são testadas, aferidas e confiáveis", afirmou Rodrigo Pacheco.
O presidente do Senado e do Congresso ainda garantiu que "as eleições ocorrerão com a normalidade, segurança e transparência de sempre".
"As Forças Armadas certamente irão incentivar a votação pelo sistema eletrônico, reconhecendo a importância da lisura do processo eleitoral e a confiabilidade das urnas eletrônicas", destacou.
Mais cedo, Pacheco já havia reiterado o discurso conciliador em meio à crise entre os Poderes que envolve ataques do presidente Jair Bolsonaro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele se reuniu com o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Luís Carlos Gomes Mattos e defendeu o "diálogo" como instrumento único para a preservação da democracia e o avanço do país.
O encontro com o presidente do STM aconteceu um dia depois de reunião entre Pacheco e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. Na ocasião, ele falou sobre voltou a manutenção de um diálogo harmônico entre os Poderes.
Pacheco também deve se reunir, nos próximos dias, com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira.
Comentários (0)
Comentários do Facebook