Podemos abre processo que deve levar à expulsão de Arthur do Val

Podemos abre processo que deve levar à expulsão de Arthur do Val
Deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei, posa em frente a pilha de coquetéis molotov, na Ucrânia Foto: Reprodução/Twitter

 

 

 

 

Por HEITOR MAZZOCO 

 

O Podemos abriu processo disciplinar interno nesta segunda-feira (7) que pode levar à expulsão do deputado estadual Arthur do Val (Podemos) da legenda, após áudios em que ele cita que ucranianas são "fáceis porque são pobres". 

Do Val, conhecido como Mamãe Falei, entrou para o partido há cerca de um mês. A meta era disputar o Governo de São Paulo na eleição de outubro. Após o vazamento dos áudios em que cita de maneira humilhante as mulheres ucranianas, o deputado retirou a pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes. 

Em nota, o Podemos afirmou que a abertura de processo disciplinar é necessária para que se decida a punição.

"A realização do procedimento é necessária para qualquer tipo de punição, em respeito à ampla defesa e ao contraditório. Assinado pelas presidentes do Podemos Mulher Nacional e estadual de São Paulo, respectivamente, Márcia Pinheiro e Alessandra Algarin, o pedido é pela punição mais grave: a de expulsão", cita o partido que tem como pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro. 

O deputado Arthur do Val terá prazo de cinco dias para apresentar defesa. O parlamentar, inclusive, é alvo de pedidos de cassação junto à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).