ACABOU Cruzeiro demite Fernando Diniz

Técnico deixa o comando com um aproveitamento de aproximadamente 38%

ACABOU Cruzeiro demite Fernando Diniz
Diniz durou quatro meses no posto _Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A pressão da torcida surtiu efeito: Fernando Diniz foi demitido do Cruzeiro. O clube celeste anunciou em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (27/1) que o mineiro de 50 anos não será mais técnico do time profissional.

"O Cruzeiro informa que Fernando Diniz não é mais o treinador da equipe celeste. Junto ao técnico, deixam o clube o auxiliar Eduardo Barros e o preparador físico Wagner Bertelli. Agradecemos aos profissionais pelos serviços prestados e desejamos sucesso na sequência das trajetórias", diz comunicado.

 

Agora, a diretoria busca se acertar com outro profissional para o cargo – enquanto isso, o auxiliar fixo, Wesley Carvalho, comanda as atividades. O TEMPO Sports apurou que, nos últimos dias, nomes foram sondados para o posto, e Renato Portaluppi, que já atuou pela Raposa como jogador, é um dos cotados.

 

A 'gota d'água' para a decisão foi o empate por 1 a 1 com o Betim Futebol, no último sábado (25/1). Intenso toque de bola sem efetividade fez os milhares de presentes no Mineirão vaiarem e xingarem o treinador durante e depois da partida.Por outro lado, Diniz acredita que as críticas são válidas, mas desproporcionais. Para ele, seu trabalho estava sendo avaliado principalmente pelo desempenho de 2024, e não pelo que foi feito neste início de 2025.

 

No fim do ano passado, Pedro Lourenço, dono da SAF, e Alexandre Mattos, CEO, estavam decididos a tirar Diniz do posto. No entanto, após o treinador expor que estava irritado com a postura dos dirigentes, que não haviam lhe comunicado nada, eles retrocederam.

 

Fernando Diniz, então, ganhou respaldo para iniciar a pré-temporada deste ano, o que era seu desejo. Porém, após dois amistosos e três jogos oficiais, isso com diversas saídas e nove reforços, a confiança parou de existir.

Histórico

Nascido em Patos de Minas, Fernando Diniz Silva foi anunciado no dia 23 de setembro de 2024, com contrato até dezembro de 2025, substituindo Fernando Seabra. Tendo o pai cruzeirense, ele chegou à Toca da Raposa respaldado especialmente pelo seu trabalho no Fluminense.

 

Com um futebol de posse de bola, o estilo de jogo jamais foi unânime na China Azul, mas não foi só isso que pesou. As más atuações e os resultados, que culminaram na perda do título da Copa Sul-Americana e numa não classificação à Copa Libertadores, colocaram seu trabalho em xeque.

 

Ao todo, são 18 jogos oficiais, com apenas 4 vitórias, 7 empates e 7 derrotas, um aproveitamento de aproximadamente 38%. Neste mês, o Cruzeiro ainda disputou dois amistosos nos Estados Unidos, contra São Paulo e Atlético – os dois terminaram empatados.