Tanqueiros se enfileiram em postos de combustíveis e na porta da Regap, em Betim

Presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes confirmou que os tanqueiros iniciaram a paralisação nesta terça-feira

Tanqueiros se enfileiram em postos de combustíveis e na porta da Regap, em Betim
Tanqueiros se enfileiram na porta da Regap, em Betim Foto: Ramon Bitencourt

 

Por ALICE BRITO

07/09/21 - 12h55

 

Após a confirmação da paralisação dos tanqueiros em Minas, por tempo indeterminado, caminhões-tanque se enfileiraram em postos de combustíveis e na portaria da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (7). 

O presidente do Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas (Sindtanque-MG), Irani Gomes, confirmou com exclusividade à reportagem de O Tempo que os tanqueiros iniciaram nesta manhã a paralisação.

Além de apoiar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a categoria reinvindica o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
"A categoria resolveu aderir à manifestação do dia 7 de setembro em apoio ao governo. E, por tempo indeterminado, foi resolvido que vamos cruzar os braços devido ao ICMS do Estado. Hoje, temos um ICMS que incide sobre os preços dos combustíveis. O óleo diesel, por exemplo, é um dos mais caros do país. Da região Sudeste, Minas Gerais tem o ICMS mais caro", avaliou o presidente do Sindtanque. 

Ainda conforme o presidente do Sindtanque, o protesto será pacífico. A categoria não vai sair dos pátios de abastecimento durante a paralisação. 

"Os caminhões ficarão parados em suas respectivas garagens e não realizarão a distribuição de combustíveis para postos e aeroportos", pontuou Gomes. 

Possibilidade de manifestação

No entanto, a expectativa é que os caminhoneiros fechem a portaria da Regap ainda na tarde desta terça. A movimentação não foi confirmado pelo presidente do Sindtanque. 

A Polícia Militar está na portaria da refinaria para garantir ordem caso ocorra um manifesto.