Covid: BH tem mais de 850 mil pessoas à espera de completar proteção

Covid: BH tem mais de 850 mil pessoas à espera de completar proteção
Foto: Uarlen Valério

 

 

Por HELLEM MALTA

 

 

 

Belo Horizonte ainda tem pelo menos 851.495 pessoas do público-alvo que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 (1.863.420) e que aguardam a convocação para completar o esquema vacinal com a segunda dose do imunizante, segundo dados do boletim epidemiológico da prefeitura. 

Para quem está ansioso pela chegada do dia de receber a segunda dose de proteção contra o coronavírus, a boa notícia é que ela pode ser antecipada em até sete dias em relação à data marcada no cartão de vacinação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da capital, independentemente do imunizante utilizado – AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac –, sempre que é feita a convocação de um grupo, a secretaria define uma data-limite de antecipação, que é de “até sete dias a partir do dia do chamamento, pois o intervalo entre a aplicação das doses é seguido rigorosamente para garantir a segurança do usuário”.

Até agora, a prefeitura já convocou as pessoas de 56 anos e os caminhoneiros para tomar a segunda dose, nesta sexta (3) e sábado (4), respectivamente. Questionada sobre quais serão as próximas faixas etárias a serem convocadas para completar o esquema vacinal em BH até o dia 15 de setembro, a secretaria de Saúde disse que está “definindo o cronograma de vacinação da próxima semana e, tão logo esteja concluído, será divulgado”. Neste sábado (4), Belo Horizonte vacina as pessoas de 18 anos e encerra a vacinação com a primeira dose na população adulta.

Aplicação de vacinas Pfizer em adolescentes em MG terá intervalo de dois meses

Apesar do ritmo acelerado da imunização contra a Covid na capital, a PBH informou que, no momento, não é possível definir a data de encerramento de conclusão do esquema vacinal na população da cidade, já que “existe uma indicação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde sobre a redução do intervalo entre a aplicação das primeiras e segundas doses das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer”. Por isso, segundo a secretaria de Saúde, “tão logo o município seja oficialmente comunicado da mudança e receba as doses suficientes, será possível estimar o prazo correto”.

Repescagem

O belo-horizontino que por algum motivo não tenha tomado a segunda dose da vacina no dia em que foi convocado pela prefeitura ou na data em que estava agendada no cartão de vacina, deve comparecer a um posto de repescagem. 

Porém, é importante que cada grupo sempre confira os endereços e os locais disponibilizados no site da PBH antes de se deslocar aos postos de repescagem, pois eles estão distribuídos em apenas uma unidade por regional e por tipo de vacina.

"A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas”, diz a pasta, em nota.