Polícia mira grupo suspeito de usar recibos odontológicos falsos na declaração do IRPF

A operação da Polícia Federal e da Receita Federal foi realizada em BH e região metropolitana

Polícia mira grupo suspeito de usar recibos odontológicos falsos na declaração do IRPF
Foto: Divulgação / PF

Por O Tempo Cidades

Um grupo suspeito de utilizar recibos odontológicos falsos na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) foi alvo de uma operação realizada na manhã desta terça-feira (28) em Belo Horizonte e na região metropolitana.  A operação foi realizada pela Polícia Federal e pela Receita Federal. Os responsáveis poderão responder pelos crimes contra a ordem tributária, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.  

De acordo com a Polícia Federal (PF),  as equipes descobriram que o esquema começava com a transmissão da declaração do IRPF com as supostas despesas de gastos odontológicos. Todo o procedimento era feito de um único computador, com localização na região metropolitana da capital.

"Os recibos das despesas foram emitidos para contribuintes residentes nos arredores de BH por dentistas com consultórios em outro estado e em clínicas que não se encontram em funcionamento há alguns anos", disse a PF.

Ainda segundo a investigação, a contadora responsável pelas transmissões das declarações de IRPF está com seu registro baixado junto ao Conselho Regional de Contabilidade - CRC. Conforme a Receita Federal, alguns dos contribuintes foram autuados e tiveram suas declarações verificadas.