Polícia investiga morte de idoso que teve respirador desligado em hospital de MG
Paciente de 81 anos foi diagnosticado com morte cerebral e respirava com a ajuda do aparelho; o caso ocorreu no dia 8 de março

Por Rayllan Oliveira
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) investiga a morte de um idoso, de 81 anos, dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. O paciente teve o respirador, que o mantinha vivo, desligado por um funcionário do hospital — o que, segundo denúncia, poderia ter provocado o óbito.
O caso ocorreu no dia 8 de março, e foi denunciado por trabalhadores para o diretor técnico da unidade de saúde. "Foi instaurado um inquérito a fim de apurar a autoria, a motivação e as circunstância que envolvem o fato. Novas informações poderão ser divulgadas ao final das investigações", informou a PCMG, em nota que pode ser lida na íntegra no final da matéria.
O caso
A reportagem de O TEMPO teve acesso ao boletim de ocorrência registrado pelo diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso junto a Polícia Civil. Conforme o documento, o aparelho teria sido desligado pelo administrador da unidade.
Ele teria ido até a sala de emergência, onde estava o idoso, diagnosticado com morte cerebral e que respirava com a ajuda do aparelho. "Com o desligamento do aparelho, o paciente evoluiu com parada cardíaca", relata o documento.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, no momento em que o respirador foi desligado, dois médicos estavam na sala de emergência.
A Santa Casa
A reportagem questionou a Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso sobre o caso. Até a publicação da matéria, a resposta não foi enviada. O texto será atualizado com o posicionamento.
Veja a nota da Polícia Civil de Minas Gerais
"A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia de Polícia Civil, em São Sebastião do Paraíso, instaurou inquérito a fim de apurar a autoria, a motivação e as circunstâncias que envolvem o fato registrado em 8/3/2024, o qual tem como vítima um homem de 81 anos. Novas informações poderão ser divulgadas ao final das investigações".
Comentários (0)
Comentários do Facebook