Motorista de ônibus denuncia ter sido vítima de racismo por passageira: 'você é escravo'

Segundo registro do motorista na Polícia Militar, mulher se recusou a pagar a passagem, insultou o condutor e o ameaçou. Ela foi presa no final da noite deste domingo (16), no bairro Santo Agostinho.

Motorista de ônibus denuncia ter sido vítima de racismo por passageira: 'você é escravo'
Crime foi registrado dentro de um ônibus do Move (foto ilustrativa) — Foto: Isabel Baldoni/PBH

Por Redação g1 — Belo Horizonte

 

Uma mulher de 35 anos foi presa na noite deste domingo (16), no bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, suspeita de insultar um motorista de ônibus com ofensas racistas e de ameaçá-lo.

Segundo o boletim de ocorrência registrado pelo condutor, a passageira embarcou no coletivo, da linha 5401 (São Luiz/Dom Cabral), na altura da Avenida Amazonas esquina com rua Martim Carvalho, por volta das 23h, sem pagar a passagem. Ela se sentou em um assento preferencial, na parte da frente do coletivo.

Ao ser orientada pelo motorista a passar pela roleta, ela se exaltou e disse que não faria isso. Durante a discussão, a mulher afirmou que "não tinha culpa de ser branca e o motorista negro".

Ainda segundo o histórico policial, o condutor respondeu, dizendo que tinha orgulho de sua cor, e a passageira retrucou, afirmando que ele era "um escravo e que estava ali para servi-la". Depois, ainda ameaçou "acabar com a vida dele".

A Guarda Municipal foi acionada e encontrou a passageira ainda exaltada, repetindo ameaças até de morte contra o motorista. Após resistência inicial, ela foi levada para a delegacia. Por lá, a mulher se debateu e tentou se machucar, recusando atendimento médico.

O motorista acompanhou o registro da ocorrência de injúria racial, e a suspeita permaneceu detida para as providências legais. O g1 procurou a Polícia Civil para mais detalhes sobre a investigação e aguarda retorno.