Ocupação das UTIs Covid em BH atinge zona de alerta após 75 dias no nível verde

Ocupação das UTIs Covid em BH atinge zona de alerta após 75 dias no nível verde
Ocupação está em está em 50,8% Foto: Daniel de Cerqueira

 

 

 

 

 

Por RENATA EVANGELISTA

 

 

Depois de 75 dias no nível classificado como de controle, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid em Belo Horizonte está em 50,8%, atingindo o nível considerado de alerta. Desde 25 de agosto, a lotação não ficava acima de 50%. O dado é da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

O balanço ainda mostra que os outros dois indicadores da pandemia continuam na zona verde, a mais baixa. Mas a situação da rede hospitalar começa a preocupar. Atualmente, a ocupação das enfermarias está em 49,9%, bem próxima do nível de alerta. No dia anterior, a lotação era de 45%.

 

Já a taxa de transmissão segue em 0,96, o que representa que cada grupo de 100 infectados transmite o vírus para 96 pessoas. Com relação às mortes e casos em decorrência da doença, BH contabilizou 10 óbitos e 88 novos infectados nas últimas 24 horas.

Com isso, as vidas perdidas saltaram para 6.952 e os doentes para 289.895. Hoje, a capital tem 965 pessoas contaminadas com o vírus. Com relação à vacinação contra a Covid, 82,9% dos moradores com mais de 12 anos tomaram a primeira dose e 65,7% completou o esquema de imunização. 

Nesta terça, a prefeitura de BH revogou os decretos da pandemia e decidiu que, à exceção das boates e saunas, todos os demais estabelecimentos não têm restrição.