Sabia como criadores de conteúdo poderão ganhar dinheiro com Facebook

Sabia como criadores de conteúdo poderão ganhar dinheiro com Facebook

 

Por O TEMPO

O Facebook apresentou recentemente uma nova ferramenta de monetização para criadores de conteúdos, chamada de Music Revenue Sharing. Trata-se do compartilhamento de receitas de músicas. Que, em síntese, é uma nova maneira para criadores de conteúdo da rede social conseguirem ganhar dinheiro com músicas populares.

De acordo com a plataforma, os criadores de conteúdo de vídeo poderão incluir músicas licenciadas em vídeos no Facebook e ganhar parte da receita do anúncio in-stream. 

Com o compartilhamento de receita da música no Facebook, os criadores de conteúdo já podem inserir em seus vídeos músicas populares do catálogo licenciado da plataforma, incluindo artistas como: Brenno e Matheus, Joel Carlo, Davi e Fernando, Cacio & Marcos, Herança, Gaby Violeira, Murilo e Romário, Terra Celta, Bruno e Breno, Anuar, Jonnie Cake, Lorenah, Thiago Castelli, Kamikaze do Gueto, DogBeat, Luna & Vitória, Maurício & Eduardo, Rapha Damasceno, Fogaça & Zambianco, Julia Sartori, Ale Maluf, João Marcio & Fabiano, Léo e Lotto, Tainan, Bruno Reis & Thiago, Mazzo e Gabriel, Chico Teixeira, Dudu e Eliseo Pasquali, Hakham, Raphaello, Wagner Fulco, Tony e Neto, Refinaria, Antunes e Rafael, entre outros. 

 

Esse recurso é o primeiro do tipo no setor na música. Nenhuma outra plataforma oferece esse modelo de receita, na mesma dimensão para os criadores de conteúdo

Como funciona o compartilhamento de receita de músicas?

Em resumo: sempre que um criador de conteúdo usar uma música licenciada em seus vídeos de 60 segundos ou mais no Facebook, o criador de conteúdo pode ganhar dinheiro por meio de anúncios in-stream.

E o artista, como fica?

É aqui que entra a grande novidade para o setor. Pois, parte da receita desses vídeos será transferida aos detentores dos direitos autorais.

Detalhes e qualificações

Os criadores de conteúdo de vídeo ganharão 20% da receita dos vídeos qualificados. A outra parte será destinada aos detentores de direitos e à Meta.

Todo o conteúdo criado deve seguir as políticas de monetização do Facebook, os Padrões da Comunidade e as diretrizes de música. Músicas ou vídeos que violarem estes termos poderão sofrer penalizações, como a desmonetização.

Os vídeos qualificados precisam cumprir estes critérios:

  • O vídeo deve ter 60 segundos ou mais e precisa ser carregado em uma página do Facebook;
  • A música usada deve estar disponível na biblioteca de música licenciada do Facebook, que contém todas as músicas qualificadas para o compartilhamento de receita da música;
  • O vídeo deve incluir um componente visual. A música licenciada não deve ser o propósito principal do vídeo.

Como funciona o compartilhamento de receita da música?

O criador de conteúdo irá carregar um vídeo (60 segundos ou mais) em sua página do Facebook de forma direta. Caso a música se qualifique para o compartilhamento, o criador de conteúdo verá uma notificação na Caixa de Entrada de Suporte confirmando isso.

Após a publicação do vídeo na página, o criador de conteúdo receberá uma notificação confirmando que o vídeo está gerando e compartilhando a receita. Os criadores de conteúdo podem monitorar o progresso dos ganhos esperados com anúncios in-stream a qualquer momento no Estúdio de Criação.

Em fase de implementação no Brasil

O compartilhamento de receita da música começou a ser disponibilizado no dia 25 de julho de 2022 para criadores de conteúdo de vídeo em todo o mundo. No EUA, os vídeos qualificados estão sendo monetizados com anúncios in-stream. A expansão para o restante do mundo onde a música está disponível no Facebook acontecerá nos próximos meses de forma gradativa, incluindo o Brasil. 

Essas iniciativas ajudarão a aproximar criadores de conteúdo e o setor da música, gerando conexões mais autênticas com os fãs. (Com informações da New Music Brasil)