INOVAÇÃO Amostras de sangue, fezes e urina começam a sobrevoar a MG-010 por drones; entenda o motivo

A iniciativa promete agilizar o transporte de amostras de exames para o laboratório e reduzir a emissão de carbono

INOVAÇÃO Amostras de sangue, fezes e urina começam a sobrevoar a MG-010 por drones; entenda o motivo
Os drones têm capacidade, conforme a legislação vigente, de transportar até quatro litros ou quatro quilos de material biológico _Foto: Árvore Filme / Divulgação

Moradores da região metropolitana de Belo Horizonte que passam pela MG-010 poderão presenciar uma inovação em saúde vinda literalmente dos céus. A partir desta quinta-feira (30 de janeiro), o laboratório Hermes Pardini, que pertence ao Grupo Fleury, passará a transportar cargas biológicas, como sangue, soro, urina, fezes e líquidos corporais, por drones. A iniciativa promete agilizar o transporte de amostras de exames para o laboratório e reduzir a emissão de carbono.O drone partirá diariamente da unidade do laboratório, localizada na Avenida Portugal, no centro de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, carregando as amostras coletadas para o Núcleo Técnico Operacional (NTO) - unidade produtiva de processamento e análise do laboratório, situada na Avenida das Nações, no bairro Parque Jardim Itaú, no distrito industrial da cidade. A ideia é reduzir em mais de seis minutos o tempo de deslocamento para entrega das amostras.

 

"Atualmente, o transporte rodoviário percorre uma distância de 5,4 km em aproximadamente 13 minutos por trajeto, resultando em emissões anuais de carbono de 6,23 toneladas para veículos e 3,7 toneladas para motocicletas. Com a implementação do transporte aéreo por drones, a rota é otimizada para 3,7 km, reduzindo o tempo de transporte em 47,7%, passando para apenas seis minutos e 50 segundos por voo", explica o diretor de negócios Lab-to-Lab do Grupo Fleury, Fernando Ramos.

 

Os drones têm capacidade, conforme a legislação vigente, de transportar até quatro litros ou quatro quilos de material biológico por embalagem. Serão realizadas três viagens diárias. Segundo o diretor, a iniciativa visa minimizar os problemas ocasionados pelo transporte terrestre e aéreo, que apresentam desafios como alto custo e interferências devido a acidentes, congestionamentos e cancelamento de voos comerciais, entre outros.“Acreditamos que os drones têm potencial para revolucionar a logística na saúde nos próximos anos, ao trazer mais eficiência em termos de custo e tempo de transporte, além de apresentar menor impacto ambiental. A redução no tempo de transporte de amostras por drone, conforme indicado nos testes que realizamos, pode acelerar a liberação de diagnósticos e, assim, ajudar médicos a tomar decisões mais rapidamente, colaborando com a saúde de nossos pacientes”, pontua Ramos.

 

O diretor explica que o transporte por drones foi inaugurado em Salvador, na Bahia, em 2023, e se tornou um sucesso no local. Além disso, já foram realizados voos de teste com a aeronave DLV 2 em outras cidades, como Aracaju (SE), Itajaí (SC) e São Sebastião (SP), explorando diferentes desafios geográficos e logísticos. A expectativa é que o transporte aéreo não tripulado beneficie todo o sistema de saúde do país.

 

"Certamente, expandir é o nosso objetivo. Estamos sempre atentos a oportunidades e em constante avaliação. Neste momento, temos um projeto para implantação de uma nova rota em Parauapebas/PA", finaliza.Redução de carbono

Além da inovação na saúde, a operação também reforça um compromisso com a sustentabilidade ao evitar a emissão de mais de 93 toneladas de CO2 por ano. Isso ocorre porque a substituição pelos drones elimina 93,43 toneladas de emissões em relação aos carros, representando uma redução de 99,98%, e 55,48 toneladas em relação às motos, com uma redução de 99,96%.

 

Além dos benefícios ambientais, o tempo de transporte também diminui significativamente. Os drones realizam os trajetos em 445 horas anuais, economizando 400 horas em comparação aos meios rodoviários. Essa economia reflete uma melhoria de mais de 47% na eficiência temporal.