Governo lança projeto de saúde direcionado à agricultura familiar

Ações que envolvem a Emater-MG e a Secretaria de Estado de Saúde serão desenvolvidas em 177 municípios, entre eles, Diamantina
A Emater-MG e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), vão implantar o Projeto de Integração das Ações de Vigilância em Saúde para Agricultura Familiar (Pró Agri Saúde). A iniciativa, que tem como objetivo geral fortalecer as ações estratégicas de vigilância em saúde e de desenvolvimento regional integral e sustentável dos agricultores familiares, será implementada em 177 cidades localizadas nas regiões Norte.
Seis unidades regionais de Saúde da SES-MG vão participar do projeto, entre elas, Diamantina. A escolha dos municípios seguiu o critério de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Segundo a diretora de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental da SES-MG, Ângela Vieira, a partir do momento em que for liberado o recurso, o município poderá usá-lo na execução das ações e na estruturação da vigilância em saúde, para que possa atender de forma eficaz o público da agricultura familiar.
“As ações vão possibilitar aos produtores a inserção no mercado, principalmente o mercado institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Isso vai movimentar a economia regional, proporcionando não só aos estudantes, beneficiários do Pnae, mas aos demais habitantes do local alimentos tradicionais, culturais, típicos e de qualidade, e ainda contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dessa população”, exemplifica.
Agricultura familiar e saúde
De acordo com a diretora da SES-MG, o Pró Agri Saúde é o primeiro projeto que estende as ações de agricultura familiar para dentro da vigilância em saúde. Os cuidados com esse público vão envolver, por exemplo, a vigilância sanitária, além de abranger aspectos como saúde do trabalhador, monitoramento de vacinação, investigação epidemiológica e vigilância de ambientes, entre outros.
Contato com os produtores
A gerente da Divisão de Programas Especiais da Emater-MG, Mariza Flores, destaca que a empresa pública de extensão rural será uma importante aliada, por prestar serviços de assistência técnica e extensão rural junto às agroindústrias familiares.
Um desses trabalhos é justamente apoiar a regularização sanitária dos empreendimentos da agricultura familiar que processam produtos de origem vegetal. “Os agricultores também são orientados nos municípios. Então, é um trabalho que a gente vai fazer em parceria e dará muita força para o Pró Agri Saúde, que vai integrar as ações de vigilâncias em saúde para agricultura familiar em Minas Gerais”, afirma.
Por Agência Minas
Comentários (0)
Comentários do Facebook