Fortaleza x Cruzeiro: CBF divulga análise do VAR sobre possíveis pênaltis

Comissão de arbitragem divulga áudio com análise de dois lances de possíveis pênatis a favor do Cruuzeiro; confira

Fortaleza x Cruzeiro: CBF divulga análise do VAR sobre possíveis pênaltis
Um dos lances analisados pelo VAR foi o de um possível pênalti cometido por Titi em Rafa Silva — Foto: CBF/Divulgação

Por Frederico Teixeira

Na madrugada desta quinta-feira (18), a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios da análise do VAR sobre dois possíveis pênaltis que teriam sido cometidos por jogadores do Fortaleza durante a partida com o Cruzeiro, na noite desta quarta (17), na Arena Castelão, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois lances analisados pelo VAR aconteceram praticamente em sequência, logo no início do segundo tempo da partida.

Aos 6 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque rápido, Matheus Pereira lança a bola na área para Rafa Silva, que leva um 'encontrão' de Titi e desaba na área. O árbitro Bruno Mota Correia nada assinala e o jogo segue.

Praticamente na sequência do lance, Matheus Pereira faz um passe para o meio da área e a bola toca no braço do lateral-direito Tinga. Novamente o árbitro de campo nada assinala. Entretanto, quando a bola é colocada à escanteio, ele é chamado por Rodrigo Nunes de Sá, responsável pelo VAR da partida.

“Ele joga com o joelho e depois tem o contato natural. O primeiro lance está ok”, analisa Rodrigo Nunes sobre a possível penalidade em Rafa Silva.

Já sobre o lance da bola na mão dentro da área, o responsável pelo VAR confirma o lance, mas chama atenção para o início da jogada. “Temos um uso do braço que pode ser deliberado pela altura do braço. Claramente toca no braço. Preciso ver se tem um impedimento antes”.

Enquanto o árbitro Bruno Mota Correia analisava as imagens no VAR, Rodrigo Nunes de Sá confirmou a existência de um impedimento na origem do lance. Desta forma, a penalidade não foi marcada.

Fortaleza e Cruzeiro ficaram no empate em 1 a 1. O time da casa saiu na frente com gol de Hércules, aos 18 do primeiro tempo, mas a equipe celeste empatou com Mateus Vital aos 43 da segunda etapa, quando já tinha um homem a menos em campo (Lucas Romero havia sido expulso pouco antes).

Na próxima rodada do Brasileirão, o Cruzeiro terá pela frente o arquirrival Atlético. A partida será disputada no sábado (20), às 21h, na Arena MRV, novamente apenas com a presença de torcedores do clube mandante.