Coronavírus: Minas Gerais tem 7.240 mortes para Covid-19 e 290 mil casos

Coronavírus: Minas Gerais tem 7.240 mortes para Covid-19 e 290 mil casos

Por LARA ALVES

 

Repetindo a tendência detectada anteriormente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) tornou a registrar um baixo número de mortes relacionadas à pandemia do novo coronavírus após sábado e domingo. Balanço epidemiológico publicado na manhã desta segunda-feira (28) indicam que 12 mortes apenas entraram para a lista de óbitos acumulados no Estado – o número atinge índices mais elevados entre quarta e quinta-feira. Com o acréscimo subiu para 7.240 o número de mortes ocorridas em Minas Gerais e que são decorrentes da infecção pelo coronavírus – esta quantidade refere-se às mortes registradas entre março e este encerramento do mês de setembro.

A taxa de letalidade permanece em torno de 2,5% segundo estatística estadual e a média de idade entre os óbitos confirmados é de 71 anos, sendo que em 75% dos registros de mortes há também ligação com comorbidades anteriores – as mais comuns são as doenças do coração, diabetes e pneumopatias. Crianças com idades entre zero e 19 anos são as que menos morrem em Minas Gerais em decorrência da Covid-19, e estatística da SES-MG indica que 23 crianças e adolescentes nesta faixa etária morreram pelo coronavírus. As mais de 7.000 mortes aconteceram em 596 municípios mineiros – o que representa cerca de 69,8% entre as cidades aqui existentes.

Hoje, Minas Gerais caminha a passos largos para a marca de 300 mil diagnósticos de Covid-19. Até esta segunda-feira (28) tinham sido registrados 290.137 casos da doença, sendo que 1.518 entraram para a lista da SES-MG apenas nas últimas 24 horas. De acordo com o próprio órgão de saúde, cerca de 27.900 destes diagnósticos referem-se a pacientes ainda em recuperação. Os demais, portanto, já cumpriram período de isolamento domiciliar superior a dez dias e estão há mais de 72 horas sem apresentar sintomas ligados à infecção. Sabe-se também que 28.787 mineiros contaminados pelo coronavírus precisaram receber atendimento médico hospitalar nas redes pública ou privada.

Os casos de Covid-19 em Minas Gerais estão espalhados por 850 municípios. Significa que a pandemia atinge, hoje, 99,6% das cidades mineiras – entraram para a lista municípios como São Thomé das Letras, no Sul do estado, e Veredinha, no Alto Paranaíba, que até sexta-feira (25) não tinham casos. Apenas três municípios ainda não têm moradores infectados com o coronavírus. Belo Horizonte, na ponta contrária, é a cidade com maior número de casos de Covid-19 em toda Minas Gerais, são mais de 40.300 moradores adoecidos. Cerca de 1.200 mortes aconteceram na capital mineira em decorrência da doença. A quantidade de diagnósticos positivos também é elevada em Uberlândia no Triângulo Mineiro, são mais de 27 mil.