Belo Horizonte intensifica combate à dengue com aplicação de inseticida

Neste ano, até agora, o executivo municipal já aplicou o inseticida em mais de 13 mil imóveis

Belo Horizonte intensifica combate à dengue com aplicação de inseticida
Aedes aegypti é vetor de arboviroses — Foto: Pixabay / divulgação

 

 

Por Juliana Siqueira A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (16 de fevereiro), agentes de Combate a Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde vão aplicar inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) na região de Venda Nova. Neste ano, até agora, o executivo municipal já aplicou o inseticida em mais de 13 mil imóveis.

“A aplicação é indicada para combater o mosquito já na fase adulta, ou seja, no período em que a fêmea do Aedes aegypti transmite a doença. As atividades são planejadas e definidas conforme avaliação técnica de cada território, considerando os aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos humanos), entomológicos (densidade vetorial do Aedes aegypti) e operacionais de cada área analisada”, informou a PBH.

Nos dias anteriores a esse tipo de ação, os agentes informam a população local sobre os cuidados que se deve ter no dia da aplicação do inseticida, como tampar alimentos e manter portas e janelas abertas.

Mortes

Subiu para 18 o número de mortos por causa da dengue em Minas Gerais neste ano. A informação foi confirmada pelo governo do Estado na tarde desta quinta-feira (15 de fevereiro). No último boletim, divulgado no dia 9 de fevereiro, constavam 11 óbitos por conta da doença. O aumento foi de 63%.

Conforme os dados divulgados pelo governo do Estado, atualmente Minas Gerais tem também 100 mortes em investigação. Ao todo, 62.872 pessoas foram diagnosticadas com dengue no Estado em 2024. O painel de monitoramento da enfermidade ainda mostra 181.645 casos prováveis da enfermidade.

As mortes pela doença foram registradas em Belo Horizonte (4), Cordisburgo (2), Ribeirão das Neves (2), Arceburgo (1), Bocaiúva (1), Conselheiro Lafaiete (1),  Crucilândia (1), Jequitaí (1), Lagoa Santa (1), Monte Belo (1), Nepomuceno (1), Sarzedo (1) e Sete Lagoas (1).