Vigilância Sanitária irá vistoriar clínica de estética de BH onde mulher morreu

Vigilância Sanitária irá vistoriar clínica de estética de BH onde mulher morreu

Por LARA ALVES

 

A Vigilância Sanitária de Belo Horizonte irá inspecionar nos próximos dias as instalações da clínica onde aconteceu o procedimento cirúrgico que acarretou na morte da cabeleireira Edisa Soloni. A jovem de apenas 20 anos morreu no sábado (12) após complicações decorrentes de uma cirurgia plástica na clínica que fica no bairro São Pedro na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está à frente da investigação para apurar as circunstâncias da morte e declarou que solicitou à Justiça a exumação do corpo da mulher que deverá ser feita também nos próximos dias. 

O órgão da Secretaria Municipal de Saúde não declarou quando será feita a inspeção no estabelecimento médico, por questões de segurança. Entretanto, a Vigilância Sanitária adiantou que o instituto hospitalar atende os requisitos legais da legislação e tem um alvará de autorização válido até agosto do próximo ano. Através de nota, o órgão declarou que a clínica está regularizada em relação à Vigilância.

Suspensão

A Polícia Civil foi até a clínica nessa quarta-feira (16) e pediu à Justiça uma suspensão temporária das operações no espaço de estética. O responsável pela intervenção cirúrgica e o anestesista relataram o ocorrido aos investigadores durante esta segunda diligência. Ainda no dia anterior, terça-feira (15), a polícia esteve também no espaço e descobriu que o médico responsável pelo procedimento cirúrgico em Edisa também operou uma funcionária pública de 39 anos, morta em 2011 justamente após a cirurgia com ele – entretanto, este segundo fato aconteceu em outra clínica. Documentos e laudos médicos foram recolhidos.

Relembre

Na sexta-feira passada (11), a cabeleireira Edisa Soloni foi à clínica no bairro São Pedro para ser submetida a uma lipoescultura e a um enxerto de silicone nos glúteos. Exames de risco cirúrgico feitos antes do procedimento acusaram alterações no coração. Apesar disso, a cirurgia foi feita e logo após a jovem começou a se sentir mal. Ela chegou a ser encaminhada para uma outra clínica, mas morreu no dia seguinte.