Projeto do Governo de Minas vai retratar o território e as tradições do Estado

Iniciativa, lançada nesta sexta-feira (21), integra a Rede Minas e a Rádio Inconfidência na gravação de programas Por DA REDAÇÃO 21/05/21 - 18h48

Projeto do Governo de Minas vai retratar o território e as tradições do Estado
Catas Altas: outro exemplo de religiosidade nas imediações do Caraça Foto : Rafaela Mansur

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), lançou, nesta sexta-feira (21), o projeto Gerais+Minas, que vai retratar o território mineiro e suas tradições. A iniciativa será desenvolvida a partir da integração da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, que vão transformar o conteúdo em programas que vão ao ar na televisão e no rádio. O projeto também inclui políticas de fomento para o setor audiovisual.

Os trabalhos do novo projeto já começaram. No Sul de Minas, equipes da Rede Minas percorrem cerca de dez municípios da região, gravando conteúdos. Ao final, estima-se que 251 cidades mineiras terão sido visitadas. Todo o material registrado dará origem a nove programas, previstos para serem exibidos a partir de outubro. Nesta semana, o canal de TV do Estado já começa a série “Minas são Muitas”, que também integra o Gerais+Minas com vídeos promocionais dos destinos. 

“O audiovisual é um dos principais ativos de promoção turística de um destino em todo o mundo, e o programa Gerais+Minas vai identificar e registrar as nossas riquezas, tradições, nossa cozinha e a beleza da diversidade cultural e de nossas paisagens, para exibi-las em todo o país e, para um futuro próximo, até mesmo levar ao mercado internacional", destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

“É um grande sonho que se realiza. A oportunidade de produzir conteúdo em parceria com os destinos de Minas. Nunca foi feito com essa abrangência”, disse o presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis.

Fomento para o setor audiovisual

O Gerais+Minas propõe a interiorização das grades de programação da Rede Minas e da Rádio Inconfidência e, assim, pretende beneficiar toda a cadeia audiovisual do Estado, com políticas de fomento para o setor.

Uma das novidades anunciadas é a Minas Film Commission, que agora passa a ser gerida pela EMC. O primeiro passo dessa nova gestão é o lançamento do selo “Cidade amiga do audiovisual”, que tem como objetivo sensibilizar os municípios com iniciativas para fomentar o setor, estimulando o turismo e tornando Minas cenário de produções que mostram as belezas do Estado para o Brasil e para o mundo.

Dentro das iniciativas de fomento ao audiovisual, por meio da EMC, está o chamamento público a exibição de títulos, gratuitamente, na grade de programação da Rede Minas. Também vai ser criada a EMC Play, primeira plataforma pública de streaming implantada por um governo de Estado.