Governo de Minas divulga número de vacinas que serão distribuídas aos municípios nos próximos dias

Governo de Minas divulga número de vacinas que serão distribuídas aos municípios nos próximos dias
Divulgação NET

Guanhães vai receber mais de 400 doses

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgou o número de doses que serão enviadas aos municípios mineiros pelas 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) a partir desta segunda-feira (1/2). Ao total, serão 356,3 mil vacinas da AstraZeneca e CoronaVac. Essa é mais uma etapa da maior operação de vacinação da histórica de Minas Gerais.

Segundo as informações publicadas na Agência Minas, Guanhães, pertencente a GRS de Itabira, vai receber mais de 400 doses, sendo 320 da AstraZeneza e 140 doses da Coronavac. Segundo o município, uma remessa de doses está prevista para chegar hoje (01), mas a quantidade não foi informada.

De acordo com o Estado, a segunda remessa enviada levou em consideração o número de trabalhadores de saúde no interior do estado. A subsecretária de Vigilância em Saúde Janaína Passos alerta para a forma adequada para aplicação dos imunizantes.

“Os municípios devem ter muita atenção na administração das vacinas de fabricantes diferentes e do quantitativo de doses por frascos, sendo necessário planejamento e organização para que não sejam perdidas ou aplicadas em pessoas que não fazem parte do grupo prioritário nesta fase da campanha”, reforça.

As Unidades Regionais de Saúde poderão reter poucas doses como reserva técnica para a reposição de perdas, e estabelecerão, previamente, local e horário adequados para os veículos dos municípios para retirada das vacinas contra a covid-19.

A subsecretária de Vigilância em Saúde ainda explica que é importante assegurar o intervalo ideal entre a aplicação da primeira e segunda dose, obedecendo o intervalo especificado por cada fabricante. “A logística foi planejada para garantir a segurança dos imunizantes por meio do armazenamento adequado até serem entregues aos municípios”, detalha.

Por Agência Minas

Foto: Agência Minas