Governo Zema vai pedir prorrogação do funcionamento do aeroporto Carlos Prates

Governo Zema vai pedir prorrogação do funcionamento do aeroporto Carlos Prates
— Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

 

Por Levy Guimarães 

Representantes do governo de Minas Gerais irão se reunir, nesta terça-feira (28), em Brasília, com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, para pedir a prorrogação da portaria que concede à Infraero a gestão do aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte. 

O encontro será mediado pela deputada federal Greyce Elias (Avante-MG), que confirmou a informação.

A portaria foi assinada em 2022, no governo Jair Bolsonaro, e expira no próximo sábado (1). Caso não haja renovação, o aeroporto será desativado.

 

Segundo a deputada, a intenção do governo Romeu Zema é, após a renovação, receber uma delegação da Infraero para discutir a transferência da gestão do aeroporto para as mãos do estado. Posteriormente, o terminal deve ser leiloado à iniciativa privada.

Atualmente, o aeroporto Carlos Prates abriga escolas de formação em pilotagem aérea, oficinas mecânicas, hangares e empresas de manutenção, além de ser utilizado para o treinamento das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros. “Todos serão despejados” caso a portaria do governo federal não seja renovada, diz a deputada Greyce Elias.

A reunião, marcada para às 15h no Ministério da Portos e Aeroportos, também terá a participação do secretário de Infraestrutura e Mobilidade do governo de Minas, Pedro Bruno, além de representantes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e da Companhia de Desenvolvimento do Estado (Codemig).

O governador Romeu Zema (Novo), que está em Brasília nesta terça (28) e na quarta (29), era esperado na reunião, mas não deve participar. Nesta manhã, ele fez um discurso na “marcha dos prefeitos”, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).