Pedidos de passaporte dobram em MG, e PF alerta sobre travessia ilegal para EUA

Diante de expressivo aumento de registros entre janeiro e abril, mesmo com fronteiras fechadas pela pandemia, Polícia Federal acredita que mineiros estão tentando sair do Brasil Por CAROLINA CAETANO 21/05/21 - 10h14

Pedidos de passaporte dobram em MG, e PF alerta sobre travessia ilegal para EUA
Movimento no posto da PF na manhã desta sexta-feira para emissão de passaportes era intenso Foto: Cristiane Mattos/O Tempo

A alta procura dos mineiros por passaportes acendeu um alerta na Polícia Federal, que acredita que a principal motivação seja a tentativa de pessoas de entrarem ilegalmente nos Estados Unidos - uma vez que as fronteiras turísticas seguem fechadas para os brasileiros em quase todos os países. Em janeiro, foram registrados 7.954 novos passaportes. Em abril, foram 14.104.

A PF convocou uma coletiva na manhã desta sexta-feira (21) e frisou que não há facilidade para entrada nos Estados Unidos, mesmo com a mudança de governo, que saiu do republicano Donald Trump, para o democrata Joe Biden.

"É uma ilusão. Esse voo de deportados (que chega hoje, às 13h, em Belo Horizonte) demonstra que as regras imigratórias dos EUA estão bastante rígidas. Os voos com deportados vão continuar, e as fronteiras têm todos os cuidados para evitar a imigração irregular", disse o delegado Marinho Silva Rezende Júnior. "Não houve nenhuma facilidade tendo em vista a mudança de governo. Isso é uma ilusão que está sendo vendida nas redes sociais muitas vezes por quadrilhas de criminosos interessados em receber por essa intermediação", completou. Segundo ele, há relatos de mineiros que pagam de US$ 10.000 a US$ 16.000 para pessoas que garantem a travessia de forma irregular, mas que esta sempre ocorre de maneira insegura e que pode levar até mesmo a morte.