OPINIÃO Cronograma difícil de defender

Ida do Atlético aos Estados Unidos na pré-temporada, até aqui, parece ter sido péssima ideia

OPINIÃO Cronograma difícil de defender
Em plena quarta rodada do Mineiro, Galo já se vê pressionado por classificação_ Foto: Pedro Souza/Atlético

Em 2004, o Campeonato Mineiro passou a ser disputado com semifinais e finais (teve pontos corridos em 2003). De lá pra cá, o Atlético foi semifinalista em todas as edições. De 2007 pra frente, esteve em todas as decisões. É o clube que, historicamente, domina o Estadual. E, em 2025, vive situação complicada na fase classificatória. Vamos entender o motivo?

O Galo optou por disputar a FC Series, torneio amistoso em Orlando, na Flórida. Como as datas bateram com o início do Mineiro, os garotos do sub-20 disputaram três jogos em Minas Gerais enquanto o grupo principal estava na Disney. Empataram os três (numa fase classificatória que tem oito). Vale lembrar: dos times brasileiros que foram pra América do Norte, o Galo foi o último a voltar.

 

Pois bem, o time principal voltou e estreou num clássico, contra o América. Produziu pra vencer, mas empatou. Metade da primeira fase já foi, o Galo tem só quatro pontos (de 12 possíveis) e é lanterna do Grupo A (detalhe, sem confronto direto com os três clubes que estão acima dele). Para garantir a classificação, como bem disse Cuca em coletiva, terá que vencer os quatro jogos restantes (entre eles um clássico, contra o Cruzeiro, e um jogo contra uma equipe da Série B, o Athletic).

 

A calculadora mostra que o Atlético corre risco real de ficar fora das semifinais do Estadual pela primeira vez em 20 anos. Seria vergonhoso, principalmente considerando que o principal adversário do Galo foi ele mesmo - e a decisão de ir pros Estados Unidos. Será que valeu muito a pena do ponto de vista financeiro? Duvido muito. Internacionalização da marca? Não é um argumento forte o suficiente pra me convencer.Todos nós estamos na torcida pela reviravolta do Galo no Estadual, claro, mas os acionistas do clube precisam torcer em dobro. Se a tragédia acontecer, vai ficar uma mancha muito feia. Isso porque eu nem mencionei o cheirinho de conflito de interesses que existe na participação do Galo na tal FC Series (vale lembrar que os jogos foram disputados no estádio do Orlando, que leva o nome de uma das empresas da família Menin).

 

Buscar o hexa do Mineiro é essencial pras nossas pretensões na temporada. Que comissão e atletas façam a parte deles pra cobrir os efeitos da decisão que foi tomada pelos superiores. Pra mim, não fez sentido.

 

Saudações.