FGV Cadastramento para o Programa de Transferência de Renda de Brumadinho será encerrado em março
O cadastramento começou em fevereiro de 2022, atendendo principalmente vítimas fatais da tragédia
Após três anos, o cadastramento para o Programa de Transferência de Renda (PTR) para atingidos da tragédia de Brumadinho será encerrado no próximo dia 31 de março. O programa, gerenciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tinha expectativa de atender mais de 140 mil pessoas, mas chegou à marca de 157 mil beneficiários. Dessas, 60.544 foram incluídas no PTR pela FGV.
O cadastramento começou em fevereiro de 2022, atendendo principalmente vítimas fatais, moradores do Shopping da Minhoca e da comunidade quilombola do Quilombo de Pontinha. Desde a implementação, foram cerca de 132 mil atendimentos. Cinco postos fixos foram inaugurados ao longo das regiões da Bacia do Rio Paraopeba para alcançar comunidades mais afastadas e facilitar o acesso à inscrição.
De acordo com a FGV, a fundação fez mais de 45 mil visitas técnicas para georreferenciamento dos imóveis em que não foi possível confirmar a localização pelos sistemas de busca de endereços disponíveis. Foram priorizadas, em busca ativa, pessoas vulneráveis e povos e comunidades tradicionais, além dos familiares de vítimas fatais.
"Já havia previsão de encerramento do programa e, agora em fevereiro, as Instituições de Justiça definiram que esse encerramento do cadastramento se dará em 31 de março deste ano. Ou seja, temos aí cerca de 40 dias para que as pessoas possam se cadastrar. Com isso, a FGV poderá fazer a apuração final de valores e saber exatamente quantas pessoas têm direito a receber o PTR e por quanto tempo será possível manter o Programa", explica André Andrade, Gerente Executivo da FGV Projetos.
Total de beneficiários atendidos: 157.017 pessoas
Total de inclusões pela FGV: 60.544 pessoas
Total de atendimentos: 132 mil
Visitas para verificação de endereços: 45 mil
Acessos ao site oficial do PTR: mais de 20 milhões
Reuniões com comunidades: 128
SMS de atendimento enviados: 1,2 milhão
Valor destinado ao programa: R$ 4,4 bilhões
Comentários (0)
Comentários do Facebook