COVID: Variante Delta é detectada pela primeira vez na Microrregional de Guanhães
O registro foi anunciado pelo município de Virginópolis; saiba mais sobre a cepa

Nesta semana, aa Microrregião de Guanhães teve seu primeiro registro da variante Delta, uma das cepas mais transmissíveis da COVID, e que tem sido motivo de grande preocupação para as autoridades da saúde.
O registro aconteceu na cidade de Virginópolis e foi anunciado pelo próprio município, nessa quarta-feira (28), através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Vigilância Epidemiológica.
Guanhães até o momento não teve registros da nova cepa, conforme informou a Coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Elaine Carneiro. De acordo com ela, a identificação da variante é feita pela Secretaria Estadual de Saúde, que possui uma Equipe de Vigilância Genômica. Quando há identificação de uma nova variante, o município de origem é acionado para maiores investigações, como foi o caso de Virginópolis.
VARIANTE DELTA
A variante delta já foi detectada em Belo Horizonte, Juiz de Fora, e em pelo menos nove estados do Brasil, além do Distrito Federal. Podendo ser até duas vezes mais transmissível, a variante é apontada como responsável pelo aumento dos casos da Covid em vários países, como a Índia, onde houve o primeiro registro, além de Inglaterra, Estados Unidos e Holanda.
De acordo com especialistas, o combate da cepa deve ser feito da mesma forma: manter as medidas de proteção e receber a vacina contra a doença tão logo seja possível. Estudos recentes identificaram que os imunizantes disponíveis e aplicados no Brasil são eficazes contra a variante. Mas são necessárias as duas doses.
Os dados já mostram que apenas uma dose da vacina não consegue impedir a infecção pela variante e com duas doses, essa proteção aumenta, inclusive contra casos graves.
Por Hoje em Dia
Comentários (0)
Comentários do Facebook