Confira três festivais que movimentam o Rio de Janeiro em julho

Prêmio Sabores da Orla, I Love Prio e 90's Festival revelam a força do turismo cultural e gastronômico na cidade

Confira três festivais que movimentam o Rio de Janeiro em julho
O Rio de Janeiro tem 86 km de Orla, do Flamengo à praia do Pontal Foto: Ranimiro Lotufo Neto/iStockph

 

Por Paulo Campos

 

Três festivais devem movimentar a cidade do Rio de Janeiro no mês de julho. Na gastronomia, o Prêmio Sabores da Orla chega à sétima edição, com a participação confirmada de 170 quiosques. Na música, a cidade ganha um evento inspirado na cena musical dos anos 1990, o 90’s Festival, na Marina da Glória, e reedita o Prio Festival de Inverno, criado há sete anos para movimentar a cena cultural da capital fluminense na baixa temporada.

 

 

Sabores da Orla

 

 

Prato principal do quiosque Enchendo Linguiça - Foto: Maurício Pereira / Divulgação

Na orla, a cultura praiana dá espaço para os quiosques mostrarem a excelência de sua gastronomia e a criatividade de seus drinks. Desde que a orla foi revitalizada, em 2005, por causa do programa Rio Orla, os quiosques ganharam protagonismo na atração de turistas. Do Flamengo ao Pontal, eles exibem diversidade, pluralidade e uma infraestrutura de dar inveja a muitos restaurantes, sempre trazendo novidades a cada edição.

 

As novidades desta edição são três novas categorias – pastel, sanduíche e sobremesa –, que, junto com o aperitivo, contarão com votação popular. Para João Marcello Barreto, presidente da Associação Orla Rio, “a Orla Rio é um dos principais equipamentos turísticos do Rio, tendo contribuído para tornar a orla um polo gastronômico rico e diverso. Com a ampliação de categorias, queremos que as pessoas possam aproveitar a edição ao máximo”.

 

 

Nesta edição, os mais novos participantes são Amor (leia de trás para a frente), com suas raízes romanas, e Nacho Praia, dedicado à culinária mexicana, em Copacabana; Bar Lagoa, em Ipanema; Match Beach Club, com seu mate produzido com mate orgânico, na praia do Pepê; Flor de Lis, com pratos homenageando Djavan; e South Bech, inspirado nos beach clubs de Miami, na Barra da Tijuca.

 

Festival de Inverno

 

 

O I Love Prio acontece durante dois finais de semana, de sexta-feira a domingo, na Marina da Glória - Foto: Amanda Melo / Divulgação

O I Love Prio Festival de Inverno coloca no palco Marcelo D2, Ney Matogrosso e Criolo (5), Arnaldo Antunes, Frejat e Nando Reis (6), Alcione, Maria Rita e Péricles (7), Marina Sena, Vanessa da Mata e Liniker (12), Pato Fu, Ana Carolina e Pitty (13), Xande de Pilares, Ferrugem e Thiaguinho (14), confirmando a vocação para o turismo cultural cada vez mais forte.

 

 

Segundo a Riotur, órgão oficial de promoção da cidade, o turismo doméstico aumentou 13,6% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023, passando de 4.253.605 para 4.832.130. Parte desse resultado se deve ao turismo cultural – o show de Madonna atraiu cerca 1,6 milhão de pessoas a Copacabana; o Rock in Rio deve reunir 10 mil turistas de 21 países; a expectativa para o Prio são 60 mil pessoas em dois fins de semana.

 

Anos 1990

 

 

Fernanda Abreu é uma das atrações do 90's Festival no dia 19, na Marina da Glória - Foto: Murilo Tinoco / Divulgação

Do caldeirão cultural dos anos 1990 surgem nomes da MPB, rock, soul, funk, axé, reggae e forró. Nos dias 19, 20 e 21, o 90’s Festival passeia por um lifestyle repleto de referências, experiências e ativações de marcas ligadas aos costumes e cultura da época, com direito a um palco dedicado exclusivamente à cena musical carioca daqueles tempos.

 

 

“Nossa proposta é transportar o público para os anos 1990 não só por meio da música, mas também por toda a experiência que o festival vai oferecer. A ideia é incentivar as pessoas a irem vestidas com looks da época. Vamos focar no lado positivo da nostalgia, uma tendência e demanda do nosso público”, explica Andrea Mecenas, diretora de marketing da Peck.

 

Devem desfilar pelo palco da Marina da Glória Cidade Negra, Gabriel O Pensador, Fernanda Abreu, Ed Motta, Tati Quebra-Barraco, Valeska Popozuda, Furacão 2000 e DJ Marlboro (19), Marcelo Falcão, Raimundos, CPM 22, Charlie Brown Jr. e Detonautas, Dread Lion, Farofa Carioca, Baia e Ponto de Equilíbrio (20) e Daniela Mercury, É o Tchan e Timbalada, Forroçacana, Raiz do Sana e Mestre Ambrósio (30