Bolsonaro planeja questionar resultado da eleição com auditoria feita pelo PL
Documento aponta 24 falhas no processo de votação e 'um poder absoluto de manipular resultados da eleição, sem deixar qualquer rastro' por parte do TSE

Por Lucyenne Landim
O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, já tem uma estretégia para questionar o resultado das eleições, que têm o primeiro turno marcado para domingo (2). A tendência é que o mandatário seja derrotado, segundo as pesquisas de intenção de voto. O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem liderado os levantamentos, que apontam, na maioria das vezes a vitória dele no primeiro turno.
De acordo com informação da coluna Radar, da revista Veja, o plano de Bolsonaro é usar uma auditoria encomendada pelo PL sobre o sistema eleitoral. O documento, feito pela equipe técnica do Instituto Voto Legal (IVL), aponta 24 falhas no processo de votação - inclusive no que trata do sigilo do voto - e "um poder absoluto de manipular resultados da eleição, sem deixar qualquer rastro", por parte de servidores e colaboradores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O conteúdo da auditoria foi repudiado pelo TSE na noite desta quarta-feira (28). A Corte Eleitoral afirmou que as conclusões são "mentirosas", não têm "amparo na realidade" e são uma "tentativa de embaraçar e tumultuar" as eleições. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou a juntada do arquivo ao inquérito das fake news, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
Comentários (0)
Comentários do Facebook