ATENÇÃO JOVENS: Alistamento militar é prorrogado até 31 de agosto

Jovens que se alistarem nesta quarta-feira (30), vão estar inclusos no processo de seleção deste ano, para servir no ano de 2022

ATENÇÃO JOVENS: Alistamento militar é prorrogado até 31 de agosto
Imagens Ilustrativa Agência Brasil

 

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto prorrogando até 31 de agosto o prazo para alistamento militar gratuito. O prazo final original era até hoje (30). No caso de brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento será de 60 dias, informou, em nota, o Ministério da Defesa.

De acordo com informações da secretária da Junta de Serviço Militar em Guanhães, Kirian Miranda, o jovem que se alistar até esta quarta-feira (30), estará incluso no processo de seleção deste ano que vai acontecer em agosto, e servirá no ano de 2022.

Ainda de acordo com Kirian, quem se alistar de amanhã (1°), até o dia 31 de agosto estará incluso do processo de seleção do ano que vem para começar a servir no ano de 2023, ou seja, a data em que o jovem se alistar vai definir o ano de sua seleção e o ano que ele irá servir.

ALISTAMENTO

Por conta da pandemia de Covid-19, a preferência é de que o processo de alistamento seja feito pelo site. (https://alistamento.eb.mil.br/) Para validar a inscrição é necessário informar o número do CPF e preencher um formulário com todos os dados.

Aqueles que não tiverem acesso à internet ou não tem CPF, podem realizar inscrição pessoalmente na junta militar mais próxima tendo em mãos a certidão de nascimento, carteira de identidade ou habilitação e comprovante de residência. Em Guanhães, a Junta Militar do município fica localizada na Rua Benjamin Constant, n°15, Centro.

Quem não se alistar, além da aplicação de multa, não poderá tirar passaporte, prestar vestibular para instituições de ensino, tirar carteira de trabalho nem ingressar no serviço público ou privado.

O jovem que perder o prazo de inscrição deverá realizar o mesmo processo posteriormente, mas será multado.

Por Folha com informações Agência Brasil